Publicada em 07/10/2015, às 16h11
Douglas Schneider
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Moacyr Avidos estão participando da eletiva "Cozinhando com números"
Adição, subtração, preposição, progressão aritmética, verbo e crase. Se for para aprender Matemática e Português ao mesmo tempo, é melhor que seja na sala de aula, não é mesmo? Errado. Bom mesmo é ter aula das duas disciplinas na cozinha enquanto prepara delícias para ir ao forno. Pareceu improvável? Sim, mas a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, apresenta a receita que deu certo.
Alunos dos 6º e 7º anos que participam da disciplina eletiva "Cozinhando com números" estão aprendendo Português e Matemática de uma forma ainda mais divertida. "Sabendo da importância de os estudantes vivenciarem situações no cotidiano escolar que os remetam ao que têm aprendido tanto na escola quanto em casa, foi apresentada uma eletiva para desenvolver habilidades culinárias por meio do aprendizado da Língua Portuguesa e da Matemática", disse a professora de Matemática Janaina Rosemberg.
Receitas
Assim, a disciplina eletiva vai ensinar os alunos a preparar algumas receitas para que percebam e descubram a importância das duas disciplinas. Os alunos vão aprender a preparar pratos doces e salgados, a exemplo de cupcake de banana, mousse de manga, patê de atum com torradas, cookie de aveia e chocolate, sanduíche natural de frango, pizza de frango e bolo de chocolate com calda, entre outros.
"Eu cozinho muito em casa e sou apaixonada por Matemática, essa eletiva é a junção das duas, por isso me interessei muito. Aprendemos muita coisa, e já estou levando as receitas para botar em prática em casa. Nós estamos estudando fração, porcentagem e interpretação de texto na sala de aula, e, como na cozinha também se usa, fica mais fácil de aprender de uma forma diferente", contou Larissa de Souza, de 11 anos.
Douglas Schneider
Enquanto preparam as receitas, aprendem o valor nutricional dos alimentos e realizam as operações matemáticas
Programa
Enquanto preparam as receitas, aprendem o valor nutricional dos alimentos, fazem leitura e interpretação de texto do gênero receita, elaboram cardápios e cadernos de receitas, realizam as quatro operações fundamentais (adição, subtração, divisão e multiplicação), entendem estimativas, frações, números decimais, porcentagens, grandezas e medidas (tempo, temperatura, massa, volume, capacidade, valor monetário) e proporção, entre outros.
"A ideia é trabalhar Matemática e Português preparando receitas saudáveis, orientar os estudantes para o consumo consciente e despertar a curiosidade, estimulando-os a pensar matematicamente", comentou a professora Janaina.
Habilidades e competências
Entre as habilidades e competências desenvolvidas, estão a percepção da importância das quantidades certas e sequência correta de ingredientes nas receitas, observação e análise das medidas e compreensão das características de cada receita, a exemplo de sabor, textura, espessura, quantidade de pessoas a serem servidas e ingredientes por porção.
Nutrição
O desenvolvimento da disciplina eletiva está sendo acompanhado pela Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar da Gerência de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que atua na escolha do cardápio adequado, ressaltando a importância nutricional de cada preparação.
Ficha técnica
As fichas técnicas de cada receita trazem para o aluno não só informações de valores nutricionais, como também a importância que os ingredientes utilizados no preparo têm para o organismo.
Culminância
Ao final da eletiva, os alunos vão realizar uma feira gastronômica, lançar um livro de receitas, elaborar uma receita para degustação e ainda um mural para expor as receitas preparadas durante o semestre.
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140
Com edição de Matheus Thebaldi
Com colaboração de Maxuel Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário