segunda-feira, 2 de março de 2015

Vila Velha continua a fiscalizar desperdício de água

A Prefeitura de Vila Velha já vistoriou 75 estabelecimentos comerciais, conforme garante o que determina o Decreto nº 015/2015, que apresenta normas restritivas para o uso doméstico e comercial da água no município. O Decreto está em vigor a cerca de um mês, quando também se iniciaram as fiscalizações.
 
Deste total, 32 se referem a lava-jatos, sete peixarias, cinco lavanderias, três hotéis e dois motéis. Além da orientação sobre uso consciente da água, 36 proprietários de estabelecimentos foram notificados para se apresentarem na Prefeitura para darem entrada no processo de Licenciamento Ambiental.
 
Além disso, a fiscalização atende a denúncias referentes a condomínios e residências. O setor também faz trabalho de orientação sobre as determinações restritivas estabelecidas no decreto sobre uso de água potável. São elas: lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com uso de mangueiras; rega de gramados e jardins;  resfriamento de telhados com umectação ou sistemas abertos de troca de calor; umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeira.
 
Vale lembrar que apesar de ter ocorrido alguns períodos de chuva em nossa cidade, o problema de escassez continua. Em nossas casas atitudes simples auxiliam no processo de economia. São exemplos:

·    Reutilização de água proveniente de lavagem de máquina de roupas, do ar condicionado, na limpeza da casa e nas privadas;
·    Checar possíveis vazamentos substituindo torneiras e encanamentos;
·    Utilizar a máquina de lavar roupas com carga máxima;
·     Fechar a torneira ao ensaboar as louças, ao fazer a barba; ao escovar os dentes e ao tomar banho.
·    Checar a boia das caixas d’água;
·    Utilizar aerador ou "peneirinha" no bico das torneiras.

Denúncias podem ser encaminhadas para a Ouvidoria  08002839059.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário