Vender produtos e serviços para governos e empresas estatais é um bom negócio para micro e pequenas empresas. “O mercado movimenta no município em torno de R$ 97 milhões por ano e, apesar desse valor representar 80% dos empreendimentos, apenas 20% participam desse processo”, afirma o coordenador de licitação e pregão da prefeitura de Cariacica, Luiz Carlos Trento Junior.
Em diversas situações, essa defasagem deve-se à falta de conhecimento técnico do empresariado. Daí a preocupação da Casa do Empreendedor de Cariacica em preparar esse público para participar do mercado e fazer girar a economia do município.
Nesse sentido, entre 24 e 26 de fevereiro, a Casa do Empreendedor de Cariacica ofereceu cursos para estimular e orientar empresários a fornecerem produtos e serviços a órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal. A capacitação foi ministrada pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Cláudio Gobbi. O número de inscritos foi de 25 empreendedores, incluindo nesse total colaboradores que irão atuar na área.
O curso tratou dos seguintes temas: benefícios da Lei Complementar 123/06 , conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e análise de risco; pregão presencial com cota de 25%; carta-convite; inovações jurídicas e empate ficto; dispensa de licitação e inexigibilidade de registro de preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário