O Centro Público de Comercialização da Economia Solidária Arte e Café recebeu, esta semana, a visita técnica do Instituto Marista para firmar uma parceria. Com o acordo, o Centro Arte e Café passa a fazer parte da Rede Brasileira de Comercialização Solidária, tornando-se o único Centro Público do Estado a integrar a rede.
Envolvendo feiras, lojas, trailers, quiosques e centros públicos de economia solidária, a rede é distribuída nacionalmente e tem como estratégia central o fortalecimento do setor. Por meio de uma relação comercial estruturada nos valores do comércio justo e solidário, a rede tem como objetivo o apoio e promoção da comercialização de bens produzidos pelos empreendimentos de economia solidária e agricultura familiar.
Para firmar a parceria, o Centro recebe o analista social do Instituto Marista, Vinicius Fuzeti, para articular pontos fixos, promovendo assessoria e suporte técnico com oficinas de capacitação, fortalecendo a rede nacional de comercialização. O analista social do Instituto explica que, com as visitas, é traçado um diagnóstico para verificar a produção, a logística e, assim, promover a comercialização.
Com 140 pontos fixos de Comercialização Solidária no país, um dos principais benefícios dessa organização em rede é a cooperação e troca de experiências com outros centros públicos, agregando conhecimento e experiência aos empreendimentos. O gerente de Economia Solidária, Rafael Aquiles Coffler, reforça que a expectativa com a parceria é integrar o Centro Público de Cariacica com outros espaços, promovendo a integração da rede e aumentando o mix de produtos, além da circulação de conhecimento.
O espaço reúne 10 empreendimentos divididos em artesanato, alimentação, trabalhos manuais e outros grupos produtivos. O Centro Arte e Café representa um espaço pedagógico para comercialização de produtos, cultura, promovendo a economia solidária e geração de renda.
Como uma das colaboradoras do espaço, Maria Antônia Silva, moradora da Região 10, oferece produtos de artesanato e gêneros alimentícios. Maria Antônia ressalta a importância do Centro para o contato dos clientes com os produtos. Segundo ela, o contato era limitado a feiras e eventos, no entanto, com maior divulgação e promoção dos produtos vendidos no Centro, houve aumento das vendas e maior visibilidade dos produtos. O espaço também é um meio de inclusão social, permitindo que as pessoas se envolvam socialmente.
Arte e Café – Centro Público de Economia Solidária
Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/nº, Itacibá.
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.
Telefone: (27) 3354-5105
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.
Telefone: (27) 3354-5105
Nenhum comentário:
Postar um comentário