segunda-feira, 2 de março de 2015

A árvore do "Seu Nuto": história e memórias


PDFImprimirE-mail
No início dos anos 60, foi construída a primeira casa da Avenida Beira Mar, na Praia do Morro. Casa esta, localizada na altura do antigo número 1.369.
Na época, como não havia energia elétrica, todo o material necessário para a construção da casa era trazido de carroça, passando por uma região de matagal, e a família utilizava lampião para iluminar a área durante a noite.  “Nós trazíamos os mantimentos e alguns produtos de necessidade pessoal de Belo Horizonte, e, sempre que precisávamos de algo mais urgente, íamos a Vitória buscar, pois, naquela época, não havia ainda comércio em Guarapari”, conta Mauro Dabés, relembrando a história da família.
O Sr. Mauro é mineiro e veraneia em Guarapari desde a construção da casa até os dias de hoje. No início, vinha com o seu avô, Benevenuto Soares de Souza (in memorian), com sua mãe, Maria de Lourdes Soares de Souza Dabés (in memorian), e com seu pai, Antonio Dabés, hoje com 87 anos. 

No quintal da casa, havia uma árvore da espécie Ficus, que, com o passar do tempo, cresceu muito, ficando impossível mantê-la no terreno. Então, para preservá-la, o Sr. Antonio a transplantou para o calçadão da Praia do Morro. 
Anos depois, a casa foi demolida, para dar lugar a um edifício (Beverly Hills).
E a árvore foi mantida no mesmo lugar, dentro do projeto de urbanização da Orla da Praia do Morro. A árvore do Vô Nuto, como ficou carinhosamente conhecida, recebeu um tratamento especial, cercada por um deck de madeira, que contorna a árvore, protegendo a sua história, em respeito à importância da preservação da memória de ícones da nossa cidade. 
E, se você quer, também, adotar uma árvore e deixar a nossa cidade ainda mais linda e saudável, participe do programa Plante+Verde. Você planta hoje e pode, também, ter uma linda história pra contar daqui a alguns anos!
Conheça aqui o Programa Plante+Verde!
Prefeitura de Guarapari. Juntos Vamos Evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário