Que o turismo rural está desenvolvendo cada vez mais em Cariacica, ninguém duvida. Com grande parte do seu território localizado na zona rural, o município conta com dois circuitos turísticos que beneficiam o setor: o Terras Altas, que engloba a região mais montanhosa, e o Monte Mochuara, com os empreendimentos que ficam no entorno da rocha.
Pensando em ampliar este potencial, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) se reuniu, na última quarta (10), com produtores rurais do município. O encontro aconteceu no Sítio Pedra Vista, em Roda D’Águam, propriedade já catalogada pelo circuito Monte Mochuara. Uma das pautas centrais da reunião foi a construção da Associação Cariaciquense de Circuitos Turísticos. A iniciativa visa fortalecer o campo e dar uma nova fonte de renda para os produtores rurais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Renato Alves, colocou-se à disposição para atender e incentivar o projeto dos empreendedores. “Nosso trabalho é identificar o potencial dessas propriedades e desenvolver ações que fomente esse setor, como cursos, palestras e seminários. Damos total apoio para que os empreendedores rurais, e também os de outros setores, se organizem e possam criar grupos que visem desenvolver Cariacica”, afirma.
Semdetur realiza cadastro de empreendedores
A Semdetur está catalogando as propriedades que estão abrindo suas porteiras para os turistas. Além de ser incluídos nos circuitos turísticos, os produtores cadastrados são convidados a fazer cursos de especialização, recebem a orientação de profissionais da área e participam de feiras empresariais.
De 27 a 31 de outubro acontece o curso “Turismo rural: oportunidades para empreender”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para mais informações sobre o curso ou o cadastro dos empreendimentos rurais, basta entrar em contato com a Semdetur: telefone 3354-5106.
Já no próximo dia 16, acontece o I Seminário de Turismo Rural do Espírito Santo, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A cidade de Venda Nova do Imigrante, considerada o berço do turismo rural no Estado, será a sede do evento, que contará com palestras, debates e apresentação de casos de sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário