segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Projeto de leitura de escola de Cachoeiro é premiado


Um projeto de estímulo à leitura desenvolvido pela escola municipal Saturnino Rangel Mauro, em Cachoeiro de Itapemirim, ficou entre os oito melhores do estado no concurso Mídias na Sala de Aula, promovido por A Gazeta, dentro do programa A Gazeta na Sala de Aula. A unidade foi premiada com um tablet.

O trabalho da escola transforma pais em verdadeiros contadores de histórias, pois eles são convidados a ler para os filhos e para os colegas da turma. O ponto de partida é um sorteio em que a criança selecionada tem como tarefa ir ao Canto da Leitura e escolher um livro para levar para casa, dentro de uma bolsa especialmente preparada para isso.
Junto com o material de leitura vai um bilhete, orientando os pais a contarem a história para o filho e pedindo para que eles marquem um dia para ir à escola contá-la, novamente, para todos os colegas. A família pode escolher a melhor data para isso.
Também vai, na bolsa, a proposta de uma atividade, para que a família e a criança pesquisem no jornal alguma notícia que tenha relação com o livro, de modo a incentivar a leitura de outros suportes e a conexão entre diferentes textos. Ela deverá ser apresentada na sala de aula, no momento da em que o pai estiver lendo a história.
Depois, toda a sala é convidada a ilustrar a narrativa ouvida. Como resultado, a escola está colecionando bons resultados: as crianças estão desenvolvendo melhor a oralidade, enquanto escola e família têm estreitado a parceria. Os pais que são convidados aprovam a iniciativa.
Carla Permanhane, 35 anos, foi a responsável pela contação de histórias na manhã desta segunda-feira (13). Ela é mãe de Kauê Permanhane Campos, 4 anos, estudante do maternal III, e acredita que o estímulo à leitura deve começar cedo. “Eu gostei. É um aprendizado muito bom para as crianças, que já ficam mais interessadas”, avalia.
Experiência vai ser mostrada para outros professores
A experiência da escola Saturnino Rangel Mauro será mostrada para outros professores do estado no próximo dia 04 de novembro, no Centro de Conveções de Vila Velha, junto com as outras sete experiências selecionadas no concurso.
Na ocasião, o público presente poderá votar no projeto que achar melhor. Se a unidade de ensino for a mais votada, a professora responsável pelo projeto na escola, Maria Goreth de Almeida, poderá ganhar um tablet.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário