segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Educação: monitores participam de formação na Serra

Formação é voltada para profissionais do Mais Educação
Renata Salgueiro
Cerca de 120 monitores do programa Mais Educação do município da Serra estão participando de formações sobre “Práticas de Leitura e Escrita na Perspectiva Discursiva” e “Práticas Educacionais da Educação em Tempo Integral para o Programa Mais Educação.”
Os cursos são voltados aos monitores que atuam no programa. Os encontros já foram iniciados e continuam até o final deste ano. 
A formação sobre “Práticas de Leitura e Escrita na Perspectiva Discursiva” tem como objetivo apoiar monitores que atuam nas oficinas de estudos/letramento e matemática no planejamento e aprimoramento de práticas que promovam a imersão das crianças em diversas práticas sociais de leitura, escrita e educação matemática.
O curso “Práticas Educacionais da Educação em Tempo Integral para o Programa Mais Educação” tem o objetivo de desenvolver práticas de inclusão social de acordo com as propostas da Educação em Tempo Integral, contribuir para desenvolver estratégias de socialização das atividades do programa dentro de cada unidade de ensino, participar de práticas de apresentações culturais, promover ações de incentivo a escrita e a leitura, planejar atividades que promovam a imersão das crianças em práticas significativas de esporte, leitura, escrita, cultura e arte, conhecer e identificar as leis que regem a Educação em Tempo Integral e o Manual Operacional do Programa Mais Educação, planejar projetos que desenvolvam as habilidades artísticas e culturais dos alunos e contribuir com a construção de modelo de proposta de Educação Integral para o município.
Várias metodologias de trabalho são aplicadas para dar dinamismo aos encontros, como:  vídeos, oficinas, exposição dialogada, práticas de leitura, relatos de experiência, elaboração de projetos e planos de aula, exploração de jogos e materiais concretos e avaliação da formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário