domingo, 31 de agosto de 2014
Seminário aponta a importância da integração de pessoas com deficiência em Vitória
Publicada em 29/08/2014, às 17h36
Foto Divulgação
“O pulso ainda pulsa e o corpo ainda é pouco. Ainda pulsa, ainda é pouco”. A música dos Titãs, que fala de desigualdade social, abriu o Seminário “Pessoas com deficiência: vidas e políticas na cidade de Vitória”, nesta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Integração foi a palavra que definiu o evento da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Educação de Jovens e Adultos (EJA) Professor Admardo Serafim de Oliveira, que contou com as presenças do Deputado Estadual Cláudio Vereza (PT) e também de familiares de alunos.
“Em 2014, A escola incorporou a temática “Vitória, cidade educadora” para difusão das informações sobre as políticas sociais do município. Nessa perspectiva, em outros encontros ao longo do ano já foram abordados assuntos como, por exemplo, violência contra mulher e homofobia. Na nossa escola temos um grande número de estudantes que possuem algum tipo de comprometimento ou deficiência. Assim, o objetivo do evento de hoje é abrir mais um canal de diálogo com as famílias e estudantes, para tentar encontrar caminhos para evoluir sempre no quesito educação de qualidade para os alunos”, explicou o diretor da Emef, Carlos Fabian Carvalho.
“As políticas públicas da educação especial estão eternamente em construção. Na medida em que discutimos e refletimos sobre elas, identificamos onde podemos evoluir e melhorar e, como consequência, obter avanços e conquistas. Assim, os direitos vão estar cada mais garantidos e assegurados na nossa sociedade”, relatou a secretária de educação, Adriana Sperandio.
“O que precisamos hoje é de quebra de paradigmas, de conceitos. Hoje, vivemos em um mundo onde há bastante competitividade, qualidade e produtividade, tudo permeado pela correria. Ninguém tem tempo para nada. Muitas vezes, nem para si mesmo. Porém, é necessário mudar o olhar. Todos nós devemos tirar um pouco do nosso tempo para dar atenção para as pessoas com deficiência, entender um pouco mais sobre seu mundo, suas dificuldades, com vistas a identificar o que pode ser realizado para melhorar a rotina do próximo, não só do ponto de vista do conforto, mas também na busca por uma vida plena e normal”, relatou o Deputado Estadual Cláudio Vereza (PT).
Atividades
Dizem que falar é fácil. Por isso, os organizadores do seminário surpreenderam a todos ao sugerir que os participantes se colocassem no “lugar do outro”. Ou seja, a mensagem de abertura do encontro aconteceu em Libras e sem intérprete, quem enxerga foi convidado a locomover-se utilizando um tapa-olho, quem ouve foi desafiado a estabelecer uma conversa com um surdo que só fala em Libras, ou então usou ataduras nos braços para experimentar como são limitados os movimentos de quem não possui os membros superiores.
Durante o evento também houve apresentação de música, dança, rap e hip hop. Além dos depoimentos dos familiares durante o evento, os participantes puderam conferir cartazes produzidos pelos alunos, com imagens, pinturas e gravuras que abordam a igualdade entre as pessoas.
Relatos
Os participantes puderam ouvir o relato de vida do professor de música da Emef Octacílio Lomba, João Machado, que é cego. “Inspirar a buscar alternativas, soluções e até mesmo superações, atualmente, é o meu dever e fico muito feliz de poder realizar este papel”, disse.
Alberto Leite é surdo, professor de Libras da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e, acostumado a palestrar para grandes plateias, desta vez compareceu na qualidade de participante. “Eventos como esse são essenciais para a conscientização. São compartilhadas experiências da sociedade, relatos do que acontece no dia a dia e até troca de ideias entre os participantes. Não podemos ocultar esta realidade que está presente de forma tão intensa no nosso cotidiano. Os relatos de vida são importantes para mostrar, reconhecer e criar ideias de melhorias para os demais que possuem ou não algum comprometimento. Inspirar nossos alunos com a superação é algo de grande importância para nós educadores”, contou.
“É a primeira vez que venho em um evento como esse. Ter a oportunidade de participar e vivenciar é muito importante, uma vez que me sinto incentivado a melhorar minhas atitudes diante de colegas com algum comprometimento. Nunca é tarde para aprender e ter a oportunidade de crescer como pessoa e como aluno”, relatou Carleíson Viveiros, de 17 anos, que estuda em uma das turmas da Emef Admardo Serafim de Oliveira no Polo Americano.
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Paula Falcão
Com colaboração de Janaína Zambelli
Novos membros do Conselho Municipal do Negro tomam posse nesta terça-feira (2) em Vitória
Publicada em 29/08/2014, às 17h29
Propor a criação de meios que assegurem à população negra o exercício pleno de sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural no município de Vitória. Estas são algumas das atribuições dos membros do Conselho Municipal do Negro (Conegro), que tomam posse nesta terça-feira (2), às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), no Centro.
Após a posse dos novos conselheiros, a subsecretária dos Movimentos Sociais do Governo do Estado do Espírito Santo, Leonor Franco de Araújo, vai ministrar a palestra “O papel dos Conselheiros na construção da Política de Promoção da Igualdade Racial”. O Conegro é formado por 20 membros titulares, sendo 10 representantes da sociedade civil e 10 do poder público, além de seus respectivos suplentes
Informações à imprensa:
Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526
Com edição de Paula Falcão
Vitória recebe prêmio Brasil Sorridente em Santa Catarina
em 29/08/2014, às 17h27
Foto Divulgação
Pelo reconhecimento aos trabalhos realizados em Vitória na área de saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebeu nesta última quinta-feira (28) o prêmio pelo primeiro lugar na nona edição do Brasil Sorridente, na categoria cidade com mais de 300 mil habitantes. A cerimônia aconteceu na cidade de Florianópolis (SC), com a presença da secretária municipal de saúde, Daysi Koehler Behning e do coordenador de saúde bucal de Vitória, Egídio Davilla Junior.
A premiação foi concedida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde a municípios que desenvolveram projetos inovadores para a população brasileira. Na ocasião, o presidente do CFO, Ailton Morilhas disse que foram escolhidos municípios que desenvolveram os melhores projetos de políticas públicas para a população. “Então, ganha a população brasileira e, principalmente, o estímulo dos profissionais em bem atender à sociedade. Parabéns a todos os municípios que participaram e meus cumprimentos aos vencedores nacionais”, disse na ocasião.
A premiação contemplou também um consultório odontológico completo que será instalado em uma das Unidades de Saúde da capital. “Essa premiação é o resultado de um trabalho de compromisso com o atendimento à população e com valorização da odontologia que a Prefeitura vem realizando em nossa cidade”, destacou Egídio Junior.
“Em Vitória, estamos fazendo um grande investimento na saúde bucal de nossas crianças”, revela Daysi Behning. “O programa de saúde bucal nas escolas mostra para os alunos a importância de realizar uma boa escovação. Com medidas preventivas e de educação em saúde, pretendemos reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais”, completa.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Paula Falcão
Com colaboração de Amanda Tito
Alunos do Ifes visitam estação de bombeamento e obras de macrodrenagem em Vitória
Publicada em 29/08/2014, às 17h15
André Sobral
A maior estação de bombeamento de águas pluviais da América Latina e o canteiro de obras da macrodrenagem da Grande Maruípe foram transformados em salas de aula para os alunos do curso de Estradas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
A professora e arquiteta Anny Zorzal levou seus alunos para ver de perto as mais recentes ações da Prefeitura de Vitória para minimizar o risco de alagamentos na maior bacia de drenagem da capital, a Cândido Portinari, que reúne 17 bairros onde residem 77 mil pessoas.
A aula expositiva começou de forma tradicional, nas salas do Ifes. A gerente de drenagem da Secretaria de Obrasm, a engenheira Vanilda Lucas, explicou a importância das obras para a cidade e o processo construtivo das galerias, dos reservatórios e da estação de bombeamento que formam o sistema de drenagem da bacia Cândido Portinari.
Em seguida os alunos visitaram o reservatório subterrâneo que fica no Horto de Maruípe e tem capacidade para 20,5 milhões de litros de águas das chuvas e o reservatório a céu aberto (pulmão) com capacidade para 4,5 milhões de litros de água.
A visita se estendeu até a estação de bombeamento de águas pluviais Dr. Antônio Ferreira da Silva Pinto, no bairro Santa Luiza, que tem capacidade para bombear até 33,8 metros cúbicos de águas das chuvas por segundo. Além da construção da estação de bombeamento, foi duplicada a capacidade de escoamento das galerias já existentes nas ruas José Farias e Cândido Portinari.
"Esta visita é positiva para a Prefeitura de Vitória, que tem a oportunidade de mostrar as intervenções que realiza para minimizar o risco de alagamentos na cidade e para os alunos, que tem a oportunidade de conhecer como são feitas grandes intervenções na área de drenagem", diz a engenheira Vanilda Lucas.
Esse novo sistema tem como finalidade garantir que, mesmo em situações de fortes chuvas em curtos períodos de tempo, as redes de drenagem de 17 bairros sejam capazes de receber grande quantidade de água, permitindo o escoamento gradativo, minimizando assim os riscos de alagamentos. Outra consequência imediata da obra é a garantia de adesão das edificações às redes de coleta de esgoto existentes, acabando de vez com ligações irregulares, que danificam e entopem as redes de drenagem.
Os bairros atendidos são: Barro Vermelho, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Bairro de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Itararé, Joana D'Arc, Maruípe, Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Luiza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.
Obras concluídas
Estação de bombeamento
A estação de bombeamento no bairro Santa Luiza foi inaugurada em setembro de 2010. Com ela, o problema de alagamento em 17 bairros que liberam água na bacia de Maruípe deve diminuir consideravelmente, pois a estação tem a capacidade de bombear 33m³/s.
Reservatório de contenção no Horto de Maruípe
Capacidade para 20.000 m3 de água das chuvas.
Duplicação de galerias e urbanização de vias
Foram duplicadas galerias nas ruas Gilberto Varejão Dias, Cândido Portinari e José Faria, que somam 334,29 metros. Com a obra, a Prefeitura duplicou a capacidade de escoamento dessas galerias, valorizando as ruas do ponto de vista urbanístico, já que foram completamente urbanizadas e agora podem ser utilizadas por automóveis.
Galerias novas
150 metros – Rua Frederico Gomes, em Itararé
130 metros – Rua das Palmeiras, em Itararé (trecho entre as ruas Frederico Gomes e Daniel Abreu Machado)
900 metros – Avenida Maruípe, em Maruípe (trecho entre o Horto de Maruípe e a Rua José Leão Borges)
250 metros – Rua Marins Alvarino, em Itararé
200 m - Rua das Palmeiras (trecho entre a Rua Daniel Abreu Machado e a Avenida Leitão da Silva)
320 m - Rua José Luiz de Matos
80 m - Rua José Luiz de Matos.
Obras em execução
100 m - Rua das Palmeiras (trecho entre a Rua Daniel Abreu Machado e a Avenida Leitão da Silva)
480 m - Av. Maruípe (trecho entre as ruas José Leão Borges e João Jantorno)
Reservatório aberto com capacidade para 4,5 mil metros cúbicos de água das chuvas.
Obras a concluir
50 m - Av. Leitão da Silva (trecho entre as ruas Dr. Arlindo Sodré e Gilberto Varejão). Responsabilidade do Governo do Estado.
AS ORDENS DE MINHA NETA YASMIN.
Yasmin, sete anos, minha neta, entra rapidamente na sala toda produzida da cabeça aos pés com as roupas da avó Eliane e vindo em minha direção vai logo falando:
-AMOR, VOCÊ FICA TOMANDO CONTA DO PINTOR, PORQUE EU VOU AO SHOPPING NOVO DE VILA VELHA. RIHAN E YASMIN, VAMOS EMBORA.
-AMOR, VOCÊ FICA TOMANDO CONTA DO PINTOR, PORQUE EU VOU AO SHOPPING NOVO DE VILA VELHA. RIHAN E YASMIN, VAMOS EMBORA.
sábado, 30 de agosto de 2014
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
ESPÍRITO SANTO ACORDA PARA A IMPORTAÇÃO DE CAFÉ
Recebo informação de que na segunda feira haverá uma reunião na Federação da Agricultura do Espírito Santo (FAES) para debater a pressão que a multinacional Nestle e algumas empresas brasileiras vem fazendo para importar café.
Parece que o Espírito Santo começa acordar.
É preciso evitar a destruição da cafeicultura capixaba com a importação de café.
Parece que o Espírito Santo começa acordar.
É preciso evitar a destruição da cafeicultura capixaba com a importação de café.
Caps-AD vai encaminhar pacientes para comunidades terapêuticas em Cachoeiro
Cooperação será oficializada no Caps- AD, no bairro Otto Marins
A rede de atenção a dependentes químicos de Cachoeiro de Itapemirim tem novo reforço. Nesta segunda-feira (1º), a prefeitura e o governo do estado assinam um termo de cooperação que, entre outras ações, vai permitir que o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas (Caps-AD) do município avalie pacientes para encaminhá-los a comunidades terapêuticas, caso haja necessidade.
Quem busca acolhimento nesses espaços, que auxiliam na recuperação da dependência, precisava recorrer ao Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química do Estado, em Vitória, onde profissionais especializados faziam a avaliação e o encaminhamento.
Com o termo de cooperação, esse trabalho passa a ser feito pela equipe do Caps-AD, já a partir da próxima semana. Segundo o coordenador da unidade, Erlindo Dias Martins, a medida vai beneficiar, principalmente, as famílias mais carentes, que não têm recursos para arcar com os custos do deslocamento.
Com o termo de cooperação, esse trabalho passa a ser feito pela equipe do Caps-AD, já a partir da próxima semana. Segundo o coordenador da unidade, Erlindo Dias Martins, a medida vai beneficiar, principalmente, as famílias mais carentes, que não têm recursos para arcar com os custos do deslocamento.
“Nós já temos uma equipe completa aqui, capaz de fazer esse diagnóstico e avaliar se é necessário o encaminhamento para as comunidades terapêuticas. Se for, encaminharemos o pedido ao Centro de Acolhimento do Estado, para que possam providenciar a vaga”, explica.
A assinatura do termo será às 14h, na sede do Caps-AD, no bairro Otto Marins, e contará com a participação de autoridades municipais, estaduais e representantes da Justiça. A cooperação prevê, também, ações de prevenção ao uso de crack e outras drogas, revitalização de espaços usados para consumo e venda de drogas, entre outras iniciativas.
Tratamento no Caps
Inaugurado em 2012, o Caps-AD de Cachoeiro oferece atendimento ambulatorial gratuito a dependentes químicos. A unidade conta com equipe formada por dois psiquiatras, um clínico geral, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, uma artesã, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional e um educador físico. O paciente acolhido pode passar o dia no local, onde recebe refeições e medicação. Ele leva para casa apenas os remédios indicados para tomar à noite e aos fins de semana.
Inaugurado em 2012, o Caps-AD de Cachoeiro oferece atendimento ambulatorial gratuito a dependentes químicos. A unidade conta com equipe formada por dois psiquiatras, um clínico geral, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, uma artesã, duas assistentes sociais, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional e um educador físico. O paciente acolhido pode passar o dia no local, onde recebe refeições e medicação. Ele leva para casa apenas os remédios indicados para tomar à noite e aos fins de semana.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Dia do Evangélico, comemorado neste sábado (30), terá programação especial em Guaçuí
Várias atividades serão realizadas na escola Caic, bairro Tancredo Neves. E no dia 13 de setembro o cantor André Valadão faz show na cidade
Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação
O Dia do Evangélico, comemorado no último sábado de agosto em Guaçuí, terá programação especial, com ações de cidadania voltadas para a comunidade. Das 8h às 16h, na escola Caic, situada no bairro Tancredo Neves, uma série de atendimentos estará disponível para a população, gratuitamente. A iniciativa resulta de parceria entre a prefeitura de Guaçuí e o Conselho de Pastores Evangélicos de Guaçuí (Conpeg).
Para o público adulto, serão disponibilizados serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes rápidos de hepatites B e C, avaliação nutricional, entre outros. Além disso, o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar estarão no local para apresentar os serviços disponibilizados e dar orientações.
As mulheres também poderão cuidar do visual no “Dia da Beleza”. Para as crianças, a diversão estará garantida com muitas brincadeiras. Haverá teatro e contação de histórias, oficinas e rua de lazer.
E no dia 13 de setembro, a programação em comemoração ao Dia do Evangélico continua. Às 18h começa a Marcha para Jesus. A concentração será na avenida José Alexandre, próximo ao trevo de acesso ao centro da cidade, sentido Alegre-Guaçuí.
No mesmo dia, às 20h, o cantor André Valadão faz show de louvor e adoração na praça João Acacinho, centro de Guaçuí. Participam da apresentação ministérios de louvor e adoração locais.
Confira a programação completa do Dia do Evangélico!
Sábado (30/08)
Escola Caic, bairro Tancredo Neves, das 8h às 16h
Apresentação e orientação
- Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS
- Conselho Tutelar
Cultura
- Teatro e contação de Histórias
- Oficinas
- Rua de Lazer
Serviços
- Dia da Beleza
- Foto 3x4
Serviços de saúde
- Aferição de pressão
- Teste de glicemia capilar (pela manhã)
- Testes rápidos: hepatites B e C
- Avaliação Nutricional com balança
- Orientações fisioterápica, psicológica, fonoaudiológica
- Orientações da Saúde da Mulher: mamografia
- Orientação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
- Orientação de saúde bucal
- Distribuição de escovas de dente
Sábado (13/09)
Marcha para Jesus
- 18h: Concentração e saída (na avenida José Alexandre, próximo ao trevo de acesso ao centro da cidade, sentido Alegre-Guaçuí)
- 20h: Louvor e adoração com André Valadão – participação de ministérios locais (na praça João Acacinho)
Serviço de formalização de empreendedores vai à Ilha da Luz em Cachoeiro
No local, também é possível fazer simulações de crédito
O bairro Ilha da Luz receberá a visita da Sala do Empreendedor Itinerante, da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A unidade móvel do programa estará na região na próxima terça-feira (2), na praça Alvim Silveira (em frente à Odebrecht Ambiental), das 8h ao meio-dia.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) estará no local para dar todas as orientações aos moradores do bairro que queiram formalizar seus próprios negócios e se tornar microempreendedores individuais.
Na unidade móvel, é possível fazer a consulta de viabilidade para a formalização. O pedido pode ser deferido em até 24 horas e o trabalhador consegue concluir o processo em curto prazo. No local, também é possível fazer simulações de crédito e financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenos negócios, por meio dos programas Nossocrédito e Creditar.
“Os benefícios da formalização são atraentes. O microempresário que tem a atividade legalizada pode participar de licitações e compras públicas, adquire direitos previdenciários e passa a poder contratar até um funcionário com carteira assinada. Tudo isso com baixa carga tributária e de forma rápida e simples”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Para a formalização de microempreendimento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carnê do IPTU. Já para a avaliação da linha de crédito, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovantes de residência e de estado civil.
Creditar: financiamento diferenciado
Na sala itinerante, além do Nossocrédito, também está disponível o programa Creditar, que faz empréstimos a trabalhadores informais – mesmo os que estão com restrição de crédito – de até R$ 1 mil com juros de 0,64% ao mês (bem abaixo dos praticados no mercado) e prazo de dois anos para pagamento.
O programa tem como objetivo atender empreendedores que já iniciaram um pequeno negócio ou possuem experiência e precisam de incentivo, como cabeleireiros, marceneiros, salgadeiras, doceiras, feirantes, mecânicos, vendedores de roupas e consultores de produtos de beleza.
“Através do Creditar, investi em mercadoria e ampliei meu estoque. Com isso, felizmente, minhas vendas aumentaram. Também vou investir em divulgação, na confecção e impressão de cartões de visita”, disse a vendedora Eva Lúcia dos Reis, moradora do Recanto, que recebeu o empréstimo há dois meses.
Para ter direito ao crédito, o microempreendedor precisa morar no município há pelo menos dois anos, possuir boas referências pessoais (parentes e amigos, entre outros) e o último ganho bruto anual de seu micro ou pequeno negócio deve ser inferior a R$ 120 mil.
O Creditar é resultado de parceria entre a prefeitura de Cachoeiro, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Banestes e o Sebrae-ES.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) estará no local para dar todas as orientações aos moradores do bairro que queiram formalizar seus próprios negócios e se tornar microempreendedores individuais.
Na unidade móvel, é possível fazer a consulta de viabilidade para a formalização. O pedido pode ser deferido em até 24 horas e o trabalhador consegue concluir o processo em curto prazo. No local, também é possível fazer simulações de crédito e financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenos negócios, por meio dos programas Nossocrédito e Creditar.
“Os benefícios da formalização são atraentes. O microempresário que tem a atividade legalizada pode participar de licitações e compras públicas, adquire direitos previdenciários e passa a poder contratar até um funcionário com carteira assinada. Tudo isso com baixa carga tributária e de forma rápida e simples”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Para a formalização de microempreendimento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carnê do IPTU. Já para a avaliação da linha de crédito, é preciso levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovantes de residência e de estado civil.
Creditar: financiamento diferenciado
Na sala itinerante, além do Nossocrédito, também está disponível o programa Creditar, que faz empréstimos a trabalhadores informais – mesmo os que estão com restrição de crédito – de até R$ 1 mil com juros de 0,64% ao mês (bem abaixo dos praticados no mercado) e prazo de dois anos para pagamento.
O programa tem como objetivo atender empreendedores que já iniciaram um pequeno negócio ou possuem experiência e precisam de incentivo, como cabeleireiros, marceneiros, salgadeiras, doceiras, feirantes, mecânicos, vendedores de roupas e consultores de produtos de beleza.
“Através do Creditar, investi em mercadoria e ampliei meu estoque. Com isso, felizmente, minhas vendas aumentaram. Também vou investir em divulgação, na confecção e impressão de cartões de visita”, disse a vendedora Eva Lúcia dos Reis, moradora do Recanto, que recebeu o empréstimo há dois meses.
Para ter direito ao crédito, o microempreendedor precisa morar no município há pelo menos dois anos, possuir boas referências pessoais (parentes e amigos, entre outros) e o último ganho bruto anual de seu micro ou pequeno negócio deve ser inferior a R$ 120 mil.
O Creditar é resultado de parceria entre a prefeitura de Cachoeiro, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Banestes e o Sebrae-ES.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Assinar:
Postagens (Atom)