sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA BUSCA ATIVA PARA REDUZIR NÚMERO DE ESCORPIÕES NO BAIRRO AYRTON SENNA - COLATINA


01/11/2013 - Com o intuito de preservar a segurança dos moradores de Colatina, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sanear estará realizando uma busca ativa para controlar o número de animais peçonhentos no município.
A ação será realizada na sexta-feira, dia 08, pela equipe de vigilância ambiental e Sanear, que através do projeto Cata-Treco, estarão recolhendo lixos e entulhos no bairro Ayrton Senna. O catatreco estará passando pelas ruas no período das 8h as 13 horas.
Segundo a Vigilancia Ambiental uma forma de diminuir a quantidade desses animais é retirando os entulhos do chão de quintais e cobrindo as frestas dos muros com reboco, por exemplo.
Esta semana já foram realizadas palestras educativas na EMEF “João Manoel Meneguelli”, onde a equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental falou sobre os cuidados com escorpiões. A equipe de trabalho da Unidade de Saúde do bairro também realizarou panfletagem durante o período de atendimento.
Animais pequenos, os escorpiões vivem em barrancos, troncos de madeira, telhas e podem ser venenosos, precisando assim ser erradicados para evitarem graves acidentes.
Como não existe veneno para combater o escorpião, o Ministério da Saúde definiu três passos fundamentais na realização dos primeiros socorros: lavar o local da picada com água e sabão, procurar o serviço médico mais próximo e, se possível, levar o animal para identificação (num pote de vidro, de preferência) em segurança.
È importante ressaltar uma atenção especial para crianças e idosos. Enquanto as crianças têm mais chances de envenenamento porque possuem menor massa corporal, os idosos também caem nesta situação já pelo estado natural da velhice
A vigilância pede ainda que as pessoas que forem picadas, procurem o Hospital Silvio Avidos o mais rapidamente para o antídoto ser aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário