Comunicação Sesp
Mais de 200 alunos da rede municipal de educação participaram de solenidade de formatura do curso "Bombeiros do Futuro"
Crianças conheceram os trabalhos dos bombeiros e aprenderam lições de prevenção de acidentes domésticos e incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar entregou o certificado do projeto "Bombeiros do Futuro" para 210 alunos de escolas públicas municipais de Vitória na manhã desta sexta-feira (29). A formatura foi realizada na sede da corporação, na Enseada do Suá.
O curso teve início no dia 6 de maio e foi concluído nesta quinta (28). Os alunos receberam orientações sobre ética, civismo, valorização da vida, prevenção de incêndios e de acidentes domésticos, além de noções sobre primeiros socorros e defesa civil. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Vitória.
De acordo com o subcomandante do 1º Batalhão, coronel Fabiano Marchetti Bono, o curso tem como finalidade acolher crianças e adolescentes que vivem em comunidades carentes de Vitória. "Nosso objetivo é orientá-los sobre como exercer uma cidadania ativa logo cedo, sendo disciplinados e responsáveis. Nos importamos em prepará-los para todo tipo de risco social. Sabemos que eles têm apoio dos professores e da família, mas o objetivo do projeto é reforçar ainda mais esses valores", disse o coronel.
Segundo Agtha Maria Siqueira, assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), esta é uma parceria importante devido ao resgate desses valores. "Além de toda informação que o curso traz e que contribui para a vida, tanto na escola quanto na vida pessoal e na sua comunidade, essas informações são trabalhadas na prática e os alunos têm a oportunidade de aprender sobre ética e proximidade com o poder público", explicou.
Exemplos
Para Josefa Maria Nascimento, de 53 anos, mãe do jovem Gabriel Nascimento, de 14 anos, é perceptível a melhora no comportamento do filho em casa e no colégio. "Meu filho já me salvou de alguns acidentes domésticos. Um deles foi quando ele impediu que uma panela de pressão explodisse", contou a mãe, que, aos poucos, foi percebendo como o filho está responsável ao aprender as medidas de segurança.
"Além disso, ele compartilha tudo com os familiares. Ele ensina tudo o que aprende no projeto, desde medidas de segurança até primeiros socorros. Estou muito orgulhosa", finaliza dona Josefa.
A aluna Milena Kelly Santiago, de 14 anos, está na 7ª série e já faz planos para o futuro. Ela quer ser policial e atuar no Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar. "Existem tantas pessoas despreocupadas com a sociedade. Quero ajudar, quero ser mais uma militar que se importa com a segurança e paz das pessoas". No colégio, Milena aprendeu a ser mais compreensiva nos relacionamentos com os professores e agradece por ter iniciado uma vida disciplinada no projeto promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Projeto
O "Bombeiros do Futuro" iniciou-se por meio do convênio firmado entre a Prefeitura de Vitória e o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, voltado estudantes de 10 a 14 anos. Os alunos são selecionados pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da seleção, os alunos são conduzidos para o 1º Batalhão de Bombeiros, onde são realizadas aulas práticas e teóricas em formato lúdico, porém respeitando a hierarquia e a disciplina como qualquer unidade militar.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Saiba mais sobre Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário