Elizabeth Nader
Aulas do Vitória Alfabetizada são ministradas em salas de igrejas e associações comunitárias
O direito à alfabetização está, por natureza, inseparavelmente ligado ao direito à educação. É um instrumento essencial para o desenvolvimento pessoal, social, econômico e político do cidadão. Assim, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), implantou o Programa Vitória Alfabetizada. O objetivo é garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de 4 mil jovens e adultos moradores da capital prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
Qualquer pessoa pode indicar e incentivar algum conhecido a começar ou voltar a estudar. Conhece alguém que ainda não sabe ler e escrever? Indique-a! Sua ajuda é muito importante para a construção de uma Vitória Alfabetizada. Basta preencher um formulário no blog do programa e uma equipe da Seme entrará em contato com o indicado.
Precisa de mais razões para sentir-se motivado a fazer uma indicação? Confira alguns motivos pertinentes e interessantes:
- A alfabetização é um instrumento essencial para o desenvolvimento pessoal, social, econômico e político do cidadão.
- O público beneficiado terá oportunidade de frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e/ou Associativismo.
- O participante que fizer o curso de Empreendedorismo e/ou Associativismo poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.
- Você ajuda a promover a igualdade de oportunidades na educação, que é uma das condições mais importantes para superar a injustiça social e reduzir as disparidades sociais.
- Pesquisas demonstram que a escolarização dos pais (especialmente das mães) está associada positivamente com a participação e desempenho educacional dos filhos.
- Adultos com maior escolarização podem melhorar suas chances e padrões de vida. É também mais provável que tenham um emprego bem remunerado.
- Adultos com nível educacional mais alto são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis de forma mais eficaz. Além disso, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar.
- Um adulto alfabetizado tem maior acesso a informações e conhecimentos que são importantes para formar opiniões e adotar ações com relação às principais questões sociais e políticas.
- Um projeto de avaliação de impacto vai acompanhar as mudanças de vida dos participantes que encerrarem o ciclo do Vitória Alfabetizada.
Vitória Alfabetizada
Além do objetivo de alfabetizar a população com idade entre 15 e 59 anos que não sabe ler e escrever, o Vitória Alfabetizada tem como propósitos específicos proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura, da língua que se fala e se escreve e de matemática, ampliando as perspectivas de inserção social; e assegurar aos alunos a oportunidade de continuidade de estudos em processo de escolarização formal (Educação de Jovens e Adultos – EJA).
Projeto Vitória Empreendedora
Em articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, são oferecidos aos concluintes das turmas de alfabetização cursos de qualificação na área do empreendedorismo e associativismo, bem como o acesso facilitado ao microcrédito, por meio de parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o banco Banestes, além das instituições financeiras comunitárias, como Banco Bem (Itararé) e Banco Puã (São Pedro).
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Nenhum comentário:
Postar um comentário