quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novo PDM de Vila Velha começa a ser discutido com a sociedade

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) do município de Vila Velha começou a ser discutido nesta quinta-feira (28) no Centro de Convenções de Vila Velha. O debate do novo plano foi iniciado durante o seminário Cidade, um Espaço de Convivência Social, que contou com a participação do prefeito Rodney Miranda, vereadores, representantes do Ministério Público, representantes da sociedade civil.
 
O PDM deve ser elaborado dentro de um prazo de, aproximadamente, dois anos e terá validade por um período de 10 anos.
 
O prefeito Rodney Miranda falou da importantância do evento: "Este importante seminário inicia a discussão do novo Plano Diretor Municipal e mais do que isso, o que queremos para o futuro da nossa cidade. É fundamental para a reconstrução do município de Vila Velha. É o início do processo de atualização do PMD”.
 
O prefeito adiantou ainda que todo o processo será acompanhando pela equipe técnica da Escola da Cidade. “Estamos firmando um convênio com a Escola da Cidade que é uma instituição que busca soluções inteligentes e sustentáveis, e vai nos ajudar neste processo”.
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Ana Márcia Eller, destacou que todo o processo será discutido com a sociedade civil. “ Vamos iniciar um ciclo de debate para construir o PDM que será fruto de um pacto social. A cidade deverá ser um espaço de integração, de convivência e harmonia entre todos que vivem no município”.
 
Instituto de Planejamento e Desenho Urbano - O prefeito Rodney Miranda anunciou ainda que o município vai instituir o Instituto de Planejamento e Desenho Urbano de Vila Velha (IPDUVV), que será composto por uma equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento permanente da evolução da cidade, suas demandas urbanísticas e produzirá pesquisas e conhecimento em seu benefício.
 
Entre as finalidades do IPDUVV estão a de elaborar a proposta do Plano Diretor Municipal; promover estudos e pesquisas para planejamento integrado do desenvolvimento; desenvolver projetos de urbanização, habitação, infra-estrutura, equipamentos comunitários, polos industriais, entre outros; manter a guarda de documentos e projetos da cidade; desenvolver observatório da Cidade; estabelecer convênios com prefeituras, entidades acadêmicas, institutos de Pesquisa Aplicada visando à permuta de experiência e apoio mútuo. O instituto deve ser implantado no início de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário