29/10/2013 - Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, participou no Palácio Anchieta, em Vitória, do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar e do Empreendedorismo Rural.
As ações realizadas pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), visam o desenvolvimento do meio rural por meio da formalização das agroindústrias familiares e do empreendedorismo no campo, como instrumento de agregação de valor à atividade rural.
Dessa forma os produtos de origem animal podem agora ser comercializados a nível estadual. Segundo a Aderes, a intenção é ampliar o mercado de comercialização das agroindústrias familiares e aumentar as oportunidades de comercialização para esses produtores, prezando pela qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população.
Durante o evento, foi assinado um convênio que firmará o auxílio do Governo do Estado aos municípios capixabas para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES). O Susaf-ES é um sistema de equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipal (S.I.M) e o Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E).
Para aderir ao Sistema, os municípios deverão obedecer a critérios que garantam as condições higiênico-sanitárias das indústrias e estabeleçam procedimentos de inspeção e fiscalização equivalentes aos realizados pelo Serviço de Inspeção Estadual (Sie).
No Estado, o Plano, chamado de Agrolegal, faz parte do Programa Vida no Campo e apresenta ações que visam o desenvolvimento do meio rural por meio da formalização das agroindústrias familiares e do empreendedorismo no campo como instrumento de agregação de valor à atividade rural.
O Sistema será coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), autarquia da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Atualmente, o Estado conta com cerca de 1500 agroindústrias familiares em seus 78 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário