29/10/2013 - Há anos que a Prefeitura vem trabalhando com a intenção de transformar o município em um referencial do setor ambiental no Estado. E dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Colatina saiu na frente na elaboração e implantação de planos de ação que levem aos objetivos do Poder Executivo municipal.
Entre os diversos projetos que Colatina implantou, está a criação do Centro de Referência em Reciclagem, no Centro de Tratamento em Resíduos Urbanos (Cetreu), situado numa área de 500 mil metros quadrados, em Córrego Estrela, que concentra as ações em favor do meio ambiente, relacionadas ao setor.
Já estão instalados no local, os projetos de tratamento dos resíduos sólidos do setor de saúde, de implantação do galpão de pneus, do posto de recepção de embalagens de agrotóxicos utilizados na agricultura do município de Colatina, e da fábrica de vassouras de garrafas pet.
O Autoclave, que substituiu o incinerador utilizado no passado, é o equipamento de esterilização dos resíduos sólidos provenientes do setor de saúde, como hospitais e clínicas, consultórios e farmácias, dentro do projeto do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Norte do Espírito Santo, que reúne os municípios de Colatina, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Itarana, Itaguaçu, Mantenópolis, Baixo Guandu, Pancas, São Domingos e São Gabriel da Palha.
Três veículos fazem a coleta dos resíduos especiais, dois dos quais atendendo exclusivamente o município de Colatina, todos os dias; e um para os demais municípios, uma vez por semana, com exceção de Santa Teresa, que são duas vezes semanais.
É no galpão de pneus que são colocados cerca de 50 pneus usados recolhidos semanalmente na cidade, provenientes de oficinas mecânicas, borracharias e postos de combustíveis, pela empresa Reciclanip, que já recolheu nos cinco anos de existência do projeto cerca de 100 toneladas de pneus.
O posto de recepção de embalagens de agrotóxicos funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Depois de recolhida uma quantidade suficiente, o material é enviado para uma entidade em Linhares, que por sua vez encaminha para uma empresa que realiza a destinação final.
Em funcionamento desde o mês passado, a fábrica de vassouras de garrafas pet, que produz exclusivamente para os setores e serviços do Sanear, mas a intenção é que a produção que hoje é de 100 peças mensais, aumente para a capacidade que o projeto tem, de 60 peças por dia.
O Núcleo de Educação Ambiental também foi criado recentemente, para trabalhar com informações e projetos relacionados à educação ambiental, junto a estudantes, empresas, e à população em geral, que visitam o Cetreu.
2013 e 2014
Segundo informou o diretor Operacional do Sanear, Antonio Olindo Demoner, brevemente o Cisabes (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo), também se juntará aos outros projetos já implantados no local. O órgão trata da promoção da gestão compartilhada das ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana;
Ele disse que até no final deste ano e no mais tardar até no ano que vem, serão implantados um centro de triagem e compostagem, uma fábrica de sabão de óleo de cozinha usado e uma estação de tratamento do chorume.
No centro de triagem e compostagem serão selecionados os resíduos sólidos que poderão ser reaproveitados, inclusive o que poderá ser utilizado no processo de aproveitamento de materiais orgânicos (origem animal e vegetal, como restos de alimentos e de plantas, entre outros) para adicionar e tornar a terra rica em húmus e nutrientes minerais.
Também um centro de triagem para seleção do material produzido pelo setor de construção civil, pois a ideia é implantar uma usina de beneficiamento de tudo que for para o Cetreu.
Um outro ponto na lista de prioridades da prefeitura é a estação de tratamento do chorume (líquido escuro que contém alta carga poluidora, proveniente de matérias orgânicas em decomposição, encontrado nos aterros sanitários e lixões, que procede de reações e processos físicos, químicos e biológicos, do acúmulo de materiais tóxico, juntamente com a água das chuvas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário