terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto do grupo Bicho do Mato vence Prêmio Biguá 2015

Divulgação Prêmio Biguá
Grupo Bicho do Mato é do município de Iconha


30/06/2015 - 16h45min

O Prêmio Biguá 2015 “Gestão Sustentável do Solo e das Águas” teve como vencedor o projeto do grupo Bicho do Mato: Ação Jovem a Serviço da Sustentabilidade, na categoria Sociedade Civil. O projeto, que existe desde 2009, já contribuiu para o reflorestamento de 10 propriedades rurais no município de Iconha e recebe assistência técnica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o grupo, o projeto surgiu em Iconha a partir da iniciativa de jovens com preocupação ambiental, em especial com a situação do Rio Iconha, que estava assoreado e com pouca área de mata ciliar, o que causava a diminuição das áreas de recarga hídrica que abastecem o manancial. Além dessas dificuldades, o grupo percebeu que os agricultores familiares tinham dificuldade em produzir alimentos em paralelo à conservação ambiental.

O projeto objetiva promover a revitalização do Rio Iconha através do reflorestamento em propriedades rurais, desenvolver ações de limpeza do rio e promover ações de educação ambiental. Além disso, busca articular e cobrar junto ao poder público a realização de ações de apoio ao meio ambiente.

Os principais resultados obtidos pelo projeto foram a realização de reflorestamento em 10 propriedades rurais do município totalizando uma área recuperada de 4,5 hectares com manutenção; disponibilização de cerca de 5 mil mudas de essências nativas para reflorestamento; e trabalho de educação ambiental com cerca de 2.000 crianças e alunos e 150 adultos de empresas e igreja católica.

Conforme o extensionista do Incaper, Fábio Lopes Dalbom, o Instituto em Iconha é parceiro do Bicho do Mato. “Já ajudamos a viabilizar mudas nativas para o reflorestamento de áreas em propriedades rurais. Além disso, disponibilizamos o cadastro de agricultores que possuem interesse em realizar reflorestamento em suas propriedades para eles, facilitando o processo de diagnóstico de intervenção”, disse Fábio.

Ele disse que o Incaper contribuiu com o grupo na realização de eventos de educação ambiental e apoiou a organização de eventos, como a Sessão Especial na Assembleia Legislativa sobre Agricultura Familiar e os recursos Naturais; Audiência Pública no Município de Iconha sobre Agricultura Familiar, Preservação Ambiental e Políticas Públicas; entre outras questões.

Além do Incaper, são parceiros do grupo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a Pastoral Ecológica de Cachoeiro de Itapemirim; Usina Paineiras; Secretaria Municipal de Agricultura, de Meio Ambiente e Educação; Igreja Católica de Iconha; Câmara Municipal de Iconha; Assembleia Legislativa do Estado do ES; Empresas - Padaria D’Longui; Transportadoras Jolivan, Travazani, Polonini, Paganini; Rodoplan; Eletroiconha; Contabilidade Caprini; Metalúrgica Mozer; Metalúrgica DJA; Associação dos Caminhoneiros do Sul do ES (Ascames).

Prêmio Biguá

O Prêmio Sustentabilidade – Troféu Biguá, foi instituído em 2012 pela TV Gazeta Sul, com o objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, órgãos públicos e pessoas da sociedade sul capixaba, que se destacam por praticar ações de recuperação, preservação e cuidado com meio ambiente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário