sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Serra passa a contar com quatro bases do Samu

Serviço é oferecido por meio de parceria com o Governo do Estado
Simone Delevedove
A Secretaria de Saúde da Serra, firmou parceria com o Governo do Estado, a fim de disponibilizar quatro bases do Serviços de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no município. Os serviços já estão funcionando, e as bases ficam localizadas em Nova Almeida, Barcelona e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Carapina e Serra-Sede.  
Marcos Ribeiro/ PMSA mudança representa mais agilidade no atendimento
"O objetivo da parceria é dar agilidade, descentralizar e dar velocidade ao atendimento de urgência e emergência”, afirmou a secretária de Saúde em exercício, Lísia Pimenta.
Antes, a base da urgência e emergência do Samu ficava no bairro Barcelona. A partir de agora, a equipe sai do bairro mais próximo para atender aos chamados.
Com a mudança, o tempo de atendimento do Samu deve ser reduzido em cerca de 15 minutos para atender um paciente em Nova Almeida, por exemplo.
Por meio da parceria, município cede o espaço físico e as adequações para uma base de ambulância e o Estado oferece os serviços.
Transporte sanitário
O município também reestruturou os serviços do Transporte Sanitário, que passou a contar com oito ambulâncias básicas e cinco vans para o transporte de pacientes em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos casos de urgência e emergência, o morador deve acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
O serviço do Transporte Sanitário precisa de agendamento prévio e atende aos moradores de Serra em caráter eletivo, ou seja, é voltado para aqueles que não têm condição de locomoção.
Têm direito ao serviço de Transporte Sanitário os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em Serra, acamados e/ou debilitados e impossibilitados de se locomoverem em transporte comum.
Para utilizar o transporte sanitário em caráter eletivo, o usuário ou a família dele deve ligar para 0800-0812-192. Para solicitar o agendamento do transporte, a ligação é gratuita. O agendamento deve ser realizado, de segunda a sexta-feira, com três dias úteis de antecedência.


CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 23/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário