quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

EJA forma mais quatro turmas em Alfredo Chaves

A Secretaria de Educação de Alfredo Chaves realiza durante esta semana a formatura de cerca de 60 alunos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ontem (28), 30 alunos da sede receberam o certificado de conclusão do curso, durante solenidade que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação. Hoje (29) e amanhã (30) será a vez dos alunos das escolas de Quarto Território e Ibitirui.
A noite de ontem foi de muita emoção para os formandos da sede, que frequentava as aulas desde maio de 2013 na escola estadual Camila Motta e no salão  comunitário da igreja Nossa Senhora Aparecida. A dona de casa, Simoni Santos da Silva, 28, moradora do bairro Macrina, disse estar feliz com o aprendizado. “Não pude ir à escola quando era mais jovem. Mas, graças ao programa, consegui em oito meses os resultados que não tive em oito anos. Poder escrever o meu nome e ajudar o meu filho ler os livros da escola, para mim, é uma grande felicidade”, disse.
Durante a solenidade a titular da pasta, Vera Lúcia Bona aproveitou para falar da importância do programa na vida de muitas pessoas. "Resgatar a alguém o direito de ler e escrever, é cuidar da alma do cidadão e elevar sua autoestima. Essas turmas tiveram início com as atividades em maio de 2013 e após oito meses de trabalho estamos encerrando".
“É um momento de muita satisfação para nós. Pois Alfredo Chaves é exemplo quando o assunto é educação. Atualmente o município é um dos mais alfabetizados no Estado, com a taxa de 3% de analfabetismo".
Segundo a coordenadora do Programa no município, Alessandra Paganini, em Alfredo Chaves como no restante do país, o objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Ainda, de acordo com Alessandra, “as aulas do EJA  acontecem em comunidades rurais, escolas, associações, salões comunitários, e distritos do município. Os alunos recebem alimentação, uniforme e apoio com projetos  pedagógicos”, destacou.
Quem também comemorou foi Bruno Pires França, 26. “Eu vi nos estudos a chance de mudar de vida, de concluir meus estudos e uma oportunidade de conseguir um emprego”, disse emocionado. 
Vagas para 2014
Conforme a coordenadora do programa, interessados em acessar o serviço devem procurar a Secretaria de Educação para inscrição. De acordo com a metodologia do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), as turmas da sede devem ter no mínimo 14 alunos, já do interior, sete. Alessandra lembra ainda que professores interessados em ministrar as aulas devem também procurar a secretaria.

Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3269-2724 / 98892-6411

Nenhum comentário:

Postar um comentário