quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vacinação contra HPV em março - SERRA

Meninas entre 11 e 13 anos vão receber a vacina
Simone Delevedove
A partir de março, a Secretaria de Saúde da Serra, por meio do Departamento de Imunização, vai disponibilizar a vacina Tetravalente contra o Human Papiloma Vírus (HPV) para meninas entre 11 e 13 anos. Serão ofertadas três doses em períodos diferentes.
Divulgação/PMSA vacinação será disponibilizada no início de março
O medicamento vai ser enviado pelo Ministério da Saúde, e a vacinação vai acontecer nas escolas do município. Toda a rede educacional vai receber os serviços de imunização, municipal, estadual e privada. A vacina vai prevenir contra o câncer de cólo de útero. Posteriormente, a vacina será oferecida nas Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) e nas Unidades Regionais de Saúde (URS).
O objetivo da vacinação contra HPV é de prevenção do câncer de cólo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade.
A primeira dose vai ser administrada em adolescentes de 11 a 13 anos de idade. A segunda dose vai acontecer seis meses após a primeira dose e a terceira cinco anos após a primeira dose.
O Departamento de Imunização estima vacinar cerca de 80% das meninas em idade escolar. Para que a adolescente seja vacinada, os pais terão que assinar um termo liberando a medicação.
A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferência na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas.
A medicação é contraindicada para adolescentes com hipersensibilidade ao princípio ativo, que á a levedura, ou que desenvolveram sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber a primeira dose da vacina.
HPV
O vírus do HPV é transmitido pelo ato sexual. A vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito para infecção pré-existente da doença pré-estabelecida, portanto a vacina não tem efeito terapêutico no tratamento do câncer de cólo de útero e outras lesões.


CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 29/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário