Medida tem como objetivo agregar valor ao produto pescado
Marcos Sacramento
Em breve, as associações de pescadores do município da Serra contarão com uma Unidade de Beneficiamento de Pescado. Na última terça-feira (21), foi publicado no Diário Oficial o decreto para início do processo de desapropriação de um terreno em Jacaraípe, onde o centro será construído.
PMS / Divulgação
A unidade vai permitir que o pescado seja benefiado e ganhe mais valor
O projeto conta com recursos da Prefeitura, que cederá o terreno, e da Petrobrás, por meio da condicionante nº 2.3 da Licença de Pesquisa nº 063/11. A empresa ficará responsável pela construção da unidade fabril e aquisição dos equipamentos.
Segundo o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca da Serra, Paulo Menegueli, a medida tem como objetivo agregar valor ao produto pescado, possibilitando aumento das vendas e acréscimo da margem de lucro, permitindo, inclusive, que parte da produção seja destinada a políticas públicas como o abastecimento de merenda escolar. Na unidade, o pescado poderá ser transformado em filé, empacotado e congelado.
“Precisamos pensar no setor de pesqueiro como uma cadeia, que vai desde a pesca à venda ao consumidor final, passando por etapas como conserto de redes, obtenção de iscas e beneficiamento do pescado”, explica o secretário Menegueli.
Apesar de situada em Jacaraípe, a unidade irá atender também as comunidades pesqueiras de Manguinhos, Carapebus, Nova Almeida e Bicanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário