Ação começou na última sexta-feira (17)
Denys Lobo
Buscando soluções para evitar que novos alagamentos como os ocorridos no final do ano passado se repitam, a Prefeitura Municipal da Serra começou na última sexta-feira (17) a limpeza e a desobstrução do Canal dos Escravos.
Marcos Ribeiro/ PMS
Funcionários da prefeitura realizam desobstrução do Canal dos Escravos
Ao todo, estão sendo desobstruídos cerca de dois quilômetros do canal – que tem uma extensão total de 16 km. Estes dois quilômetros, especificamente, estão localizados entre os municípios de Vitória e Serra. A limpeza está sendo realizada pela Secretaria de Serviços da Serra (Sese), em parceria com a Defesa Civil e sob a fiscalização das Secretarias de Meio Ambiente dos dois municípios.
A limpeza da parte que pertence ao município de Vitória também está sendo feita pela Serra, após autorização junto a Secretaria de Meio Ambiente da capital – que liberou o serviço desde que não houvesse dragagem ou supressão da vegetação local.
O objetivo principal dessa limpeza, como explica o secretário de Serviços da Serra, Jolhiomar Massariol Nascimento, é retirar galhos secos e troncos de árvores mortas que se encontram no fundo do canal, ajudando assim no melhor escoamento da água, diminuindo os alagamentos em alguns bairros em caso de chuva.
“A limpeza é importante para, caso chova forte novamente, o canal tenha melhores condições de absorver e escoar a água, causando menos transtornos a bairros como José de Anchieta II, Central Carapina, Cantinho do Céu e Solar de Anchieta”, explicou o secretário.
Nos três primeiros dias de trabalho, os funcionários da prefeitura conseguiram limpar 500 metros do canal. No entanto, não dá para prever em quanto tempo o serviço será finalizado, afinal, por causa das chuvas de dezembro a quantidade de troncos e galhos quebrados dentro do canal aumentou consideravelmente.
“Cada árvore que está caída dentro do canal tem, em média, seis troncos, todos muito grandes e com muitas raízes. Então, precisamos cortar um por um para conseguirmos retirá-los do canal”, disse José Arreco, fiscal da Sese que está coordenando o serviço no local.
Os troncos que estão sendo retirados do canal são depositados em uma área segura, junto à margem. Esse serviço também facilitará o trabalho das equipes de fiscalização ambiental dos dois municípios.
“Estes troncos estão obstruindo a passagem em várias partes do canal e esta limpeza ajudará o serviço da fiscalização ambiental dos dois municípios, que atualmente encontram certa dificuldade para passar por alguns pontos do canal”, finalizou o secretário de meio ambiente da Serra, João Ismael Nardoto..
Nenhum comentário:
Postar um comentário