sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fumacê na madrugada de sábado e domingo na Serra

Dez bairros vão receber a visita do carro fumacê
Simone Delevedove
Neste final de semana, o carro fumacê vai percorrer os bairros da Grande Jacaraípe. O serviço será realizado durante a madrugada. Na região litorânea, a eficiência dos serviços neste horário aumenta em 50%, devido a menor intensidade dos ventos.
Marcos Ribeiro/PMSNa orla, os serviços têm maior eficácia durante a madrugada
“A madrugada é o momento em que as fêmeas do mosquito mais transitam e quando existem menos pessoas nas ruas”, destaca o gerente da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Antônio Francisco Possatti.
O fumacê vai percorrer os bairros Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Bairro das Laranjeiras, Jardim Atlântico, Estância Monazítica, Parque Jacaraípe, São Patrício, São Francisco, Enseada de Jacaraípe e Costa Dourada.
Geralmente, o índice de incidência do mosquito aumenta durante o verão, principalmente, quando o período chuvoso é maior. A transmissão é feita pelo inseto infectado, que mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas.
“A participação da população é fundamental”, afirma o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin. O secretário enfatiza que mais de 90% dos focos são encontrados em residências, o que torna importante medidas simples, como checar toda a semana a presença de locais e objetos com água parada.
De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate ao mosquito são simples. Não deixar água acumulada; não deixar garrafas cheixas de água; não jogar lixo em local inadequado; não deixar caixa d'água sem tampa e nem depósitos altenativos; trocar a água dos vasos de plantas ou colocar areia no fundo do prato; manter o lixo em sacos plásticos e bem fechado, entre outras ações.


CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 24/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário