Elizabeth Nader

Consultório na Rua presta atendimento de saúde nos locais de permanência das pessoas em situação de rua
O atendimento de saúde às pessoas em situação de rua já é uma realidade em Vitória e, para melhorar esse serviço, será ampliado. A partir deste sábado (25), o Consultório na Rua, uma das vertentes do programa de acolhimento e reinserção social da Prefeitura de Vitória, "Onde Anda Você?", passará a funcionar também aos finais de semana.
Atualmente, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite. Com a ampliação, o atendimento a esse público passará a ser feito também aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.
"O atendimento do Consultório na Rua também aos finais de semana é a garantia de atenção à saúde para esse público específico, que não busca voluntariamente os nossos serviços. Trata-se do fortalecimento do programa "Onde Anda Você?", um esforço conjunto de várias secretarias municipais na construção do vínculo com as pessoas em situação de rua para ofertar serviços de saúde e reinserção social", explicou a gerente de Atenção à Saúde, Ana Beatriz Traba.
O Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou quase 2 mil atendimentos em 2013. O programa "Onde Anda Você?" já acolheu, em um ano de funcionamento, 486 pessoas nas ruas de Vitória, reduzindo em 66% o número da população de rua na capital.
Profissionais
As equipes do Consultório na Rua contam com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de Enfermagem, todos capacitados para atuar no programa. A atuação consiste em um trabalho muito complexo, a começar pela abordagem e pela criação de um vínculo de confiança com as pessoas em situação de rua, passando pela persistência na oferta do serviço até o início de um tratamento efetivo.
A equipe é itinerante e realiza o atendimento nos próprios locais de permanência das pessoas. Também são realizadas ações de educação em saúde, através de oficinas. Quando necessário, essas pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros serviços da rede municipal de saúde, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas ou em qualquer outro serviço de referência.
Matéria relacionada
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário