André Sobral

Agentes estão usando quadriciclos para levar mais segurança à orla durante o verão
André Sobral

Rondas feitas nos quadriciclos começam na praia de Camburi e vão até a Curva da Jurema
Os agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal estão a postos em toda a orla da capital para oferecer mais proteção aos moradores e turistas. Para atender à demanda de verão, foram disponibilizados agentes em vários pontos das praias mais frequentadas. As rondas preventivas são realizadas a pé, em viaturas, bicicletas e quadriciclos, garantindo uma maior proteção aos frequentadores da orla.
Para o patrulhamento na areia, foram destinados cinco quadriciclos, que estão circulando da praia de Camburi até a Curva da Jurema. O uso desse veículo tem o objetivo de aumentar a segurança das pessoas, aumentando o tempo de resposta a uma possível ocorrência com a sua presença, já que pode chegar rapidamente a qualquer parte da praia, seja no calçadão ou na areia.
Seis agentes de bicicleta estão atuando nos calçadões e ciclovias e outros agentes estão disponíveis em rondas a pé, aumentando a proximidade com os moradores.
André Sobral

Quadriciclo pode chegar rapidamente a qualquer parte da praia, seja no calçadão ou na areia, para atender a uma ocorrência
André Sobral

Agentes da Guarda também estão realizando as rondas na orla de bicicletas
Bairros
Dentro dos bairros, os agentes também estão presentes por meio das rondas diárias e ações preventivas da Guarda 24 Horas, principalmente nos locais que apresentam maior concentração de usuários de drogas, sobretudo aqueles que consomem crack.
A estratégia de atuação da Guarda é norteada pela necessidade de orientação e conscientização dos usuários, mas prevê ações ostensivas quando há tráfico de entorpecentes. Somente em dezembro de 2013, as equipes da Guarda 24 Horas apreenderam 78 pedras de crack em diversos tipos de ocorrências.
De acordo com a subsecretária da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Luciana Fiorin, o objetivo maior não é realizar apreensões, mas contribuir para que os usuários recebam ajuda. "Realizamos uma abordagem mais humana, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social. Sempre que são feitas as abordagens, mostramos a essas pessoas como é importante buscar tratamento e poder ser reinseridas ao seio familiar", explicou.
Videomonitoramento móvel
O carro de videomonitoramento móvel da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) também passará a ser utilizado diariamente em locais da cidade que possuem altos índices de crimes patrimoniais, como furto, roubo e vandalismo, e que apresentam concentração de usuários de drogas.
André Sobral

Uso das bicicletas garante maior raio de ação aos agentes da Guarda Municipal
Yuri Barichivich

Rondas realizadas pelos agentes da Guarda 24 Horas garantem mais segurança aos cidadãos nas noites e madrugadas
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563
Nenhum comentário:
Postar um comentário