No próximo sábado acontece o primeiro dos encontros mensais de intercâmbio que serão realizados em centro cultural de Vale Encantado
O Centro Cultural SerMentes promoverá mensalmente um Intercâmbio Cultural de Língua e Cultura Indígenas, com presença de índios guaranis capixabas. A vivência inaugural será nos próximo sábado (25), de 15 às 19h na sede do SerMentes, em Vale Encantado, Vila Velha.
As vivências são indicadas para pessoas que queiram aprender noções da língua de nossos ancentrais, seus costumes e suas culturas, e terão um formato de troca de saberes, com facilitação de Marcelo Guarani (Werá Djekupé) e Augusto Vaz (Karaí), residentes na aldeia Kaagui Porã, em Aracruz.
Será o primeiro de doze encontros mensais realizados no local. Lucimar de Souza, coordenadora do SerMentes, explica que a atividade contribui para o resgate da língua originária, trazendo conhecimentos ancestrais e solidariedade com a resistência indígena.
O centro cultural iniciou suas atividades em 2016. Fruto de um trabalho coletivo desde 2012 na comunidade, tem como objetivo utilizar a arte como ferramenta para emergir conhecimentos e saberes nas diversas culturas. O projeto de intercâmbio cultural indígena é realizado em parceria do centro cultural com a aldeia e com o projeto Quintas no Quintal, coordenado por Lillian de Paula.
No domingo, as atividades seguem no SerMentes com a realização da edição mensal do Brechó Art, de 13 às 21h. Entre os produtos expostos estarão arte indígena, arte em madeira, roupas, sapatos e acessórios, além de serviços como massagem, depilação, corte de cabelo, aula de pilates e oficina de produção de sabonete artesanal. Também será possível conhecer a exposição Mulher e Poesia, de Daniela Dias e Lucimar Parspoty.
SERVIÇO
Vivência cultural indígena
Data: Sábado, 25/03, de 15 às 19h
Local Centro Cultural SerMentes, Rua Córrego Grande, 224, Vale Encantado - Vila Velha
Mais informações:
Lucimar: 99727-8631
Margareth: 99311-9826
Mboatxa nhãde arandu. Repasse do nosso conhecimento.
Atenciosamente,
Vitor Taveira
Jornalista e mestre em Estudos Latino-Americanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário