Com o objetivo de reconhecer a leitura como ferramenta na construção do conhecimento e alicerce fundamental para o aprendizado, o Centro Municipal de Educação Agroecológica “Agostinho Batista Veloso” lançou no dia 17 de março o projeto “Agentes de Leitura” para as turmas do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental.
O projeto busca formar Agentes de Leitura. È uma equipe constituída de estudantes, professores, equipe técnico pedagógica, familiares e a comunidade, assim, aproximando as pessoas do mundo da leitura, com atividades dinâmicas: teatros, contação de história, leitura compartilhada, sarau, confecção e empréstimo de livros, gincanas e campanhas literárias.
Segundo Amanda Floriano professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, por meio da leitura, o aluno desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimento e valores. “Desde o momento em que começamos a entender o mundo à nossa volta, no desejo de percebê-lo e entendê-lo, de nos relacionarmos com as coisas, de buscarmos explicação, a leitura se faz presente”.
Chirlei Vigna Tagliaferri reconhece que um estudante em colaboração com um colega “sendo um agente”, o seu desenvolvimento é maior do que em uma tarefa realizada individualmente, porque está sendo sujeito envolvido em tarefas desafiadoras. “Desenvolver a ideia de voluntariar-se, a compartilhar o seu livro, sua leitura, a necessidade e a importância do ler, sustenta de forma concreta a prática da leitura” destaca a diretora.
Sabendo que a leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e cultural do indivíduo, o CMEA “Agostinho Batista Veloso” desenvolverá durante todo o ano de 2017 o projeto de leitura com diversas atividades que serão desenvolvidas de forma transdisciplinar, a fim de incentivar os alunos a praticarem a leitura, enfatiza o Supervisor Escolar Josimar Bichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário