O projeto de autoria do historiador muniz-freirense, Herbert Soares tem por finalidade realizar o inventário do acervo arquivístico da Casa da Cultura e foi selecionado nos editais de cultura da SECULT-ES 2016. As atividades terão início no dia 20 de fevereiro de 2017 na sede da Casa da Cultura e contará inicialmente com uma equipe de três pessoas (o coordenador-historiador Herbert Soares, o arquivista Marcello Furtado e um estagiário). O projeto será encerrado no mês de outubro de 2017. Na ocasião será realizada na Casa da Cultura de Muniz Freire a entrega oficial do acervo inventariado e também será lançado um e-book contendo informações e documentos do projeto.
Dentre os itens do acervo destacam-se jornais da década de 1920 e recortes de jornais do século XIX.
O inventário é o primeiro passo na atividade de conhecimento, de salvaguarda e de valorização dos bens culturais do acervo, consistindo na sua descrição individual, padronizada e completa, para fins de identificação, classificação, análise e conservação.
Ao final do projeto o acervo ficará disponível ao público, permitindo a transformação do acervo em fonte de pesquisa e de informação, servindo à construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário