quarta-feira, 8 de março de 2017

PAIS GRÁVIDOS. texto de Helena Machado

Homenagem as netas Ticiana e Julia Dias, grávidas de Thomas e Pedro.


                 Eu era uma menina quando uma vizinha, com barriga bem grande, sentava-se à calçada da sua casa, um pequeno prédio. Era costume da época. Soube pelas minhas amiguinhas que dentro da barriga dela tinha um bebê. 
               Ela esperava um filho. Aquilo me intrigou. Corri para questionar a minha mãe sobre isso. Ela, prontamente, me disse que nunca teve barriga grande quando nos esperava. Negou, enfim, esta história de filho na barriga e dizia: isso não existe. Aquele bebê que a vizinha esperava, não era nada mais, nada menos do que o grande advogado e jurista Dr. Sérgio Bermudes, filho do Professor Ailton Bermudes, mais tarde meu professor no Liceu Muniz Freire.
                  Cresci, casei, fiquei grávida. As roupas procuravam esconder a barriga. Barriga era coisa feia. Grávida não usava cores fortes, nem decotes, nem modelos extravagantes. Calça comprida, nem pensar. Não havia ultrassonografia, portanto, sexos dos bebês só se sabia após nascimento. Também eu não interagia com meu filho na barriga. Não o acariciava, a não ser depois de nascido. Certa vez minha tia paterna, Belmirinha, estava na janela de sua casa em Muriaé e me chamou para ver uma grávida vestindo bata vermelha...que escândalo!
Enfim, a barriga tornara-se um incômodo, algo para se esconder até que veio a Leila Diniz, na praia de Ipanema, de biquíni, ostentando sua barriga de grávida. Namorando com o cineasta Ruy Guerra, engravida nos primeiros meses, tornando-se a grávida do ano, eleita pelo programa do Chacrinha. Exibindo a grande barriga de oito meses, é fotografada de biquíni na praia, numa atitude inédita e audaciosa para a época;
                 Saiu na capa da revista de maior circulação no país - "O Cruzeiro"...mas para insatisfação da atriz que não se viu ocupando a capa toda e sim no cantinho superior da capa. Leila Diniz é reconhecida como a musa da liberação feminina no país.
                           Hoje vejo as mães curtindo o dia a dia do seu filho que ainda vai nascer...Mães bonitas, sorridentes, felizes, mostrando a barriga desnuda como um troféu que somente elas podem carregar. Os pais tornam-se grávidos participando, ativamente, de tudo. Bisavó de sete, também curto e compartilho. Aqui rendo minhas homenagens a minha neta Ticiana que me deu uma bisneta que mais parece uma de minhas bonecas da coleção. Hoje ou amanhã chega o Thomas rodeado de muito amor. O moderno ultrason mostra seu rostinho muito parecido com sua irmãzinha. Minha homenagem também à Júlia Dias, mãe do meu bisneto Pedro. E vamos comemorar a evolução dos costumes e da tecnologia que nos permite tanta curtição. Homenageando estas lindas netas grávidas, Ticiana e Julia Dias, homenageio a todas as mamães e papais grávidos de hoje.
Abraços fraternos,
Helena💕

Nenhum comentário:

Postar um comentário