Pessoas portadoras de doenças crônicas ou que são expostas a situações de risco com material biológico e que necessitam de vacinas específicas podem ter acesso a esses produtos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Espírito Santo. No local, os pacientes são atendidos de forma personalizada e humanizada, com avaliação de seu relatório clínico e seu cartão vacinal para receber o imunobiológico disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A médica infectopediatra do CRIE do Estado, Ana Paula Neves Burian Lima, explica que existe um grupo de pessoas que apresentam condições para utilizar as vacinas e imunoglobulinas especiais disponíveis pelo serviço. Entre elas, pessoas que tem convívio contínuo ou domiciliar com pacientes com doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite B); pessoas que convivem com doentes imunodeprimidos (aqueles que apresentam sistema imunológico comprometido); gestantes; pessoas com imunodeficiência congênita e adquirida; imunodeficientes devido ao câncer ou à imunodepressão terapêutica; profissionais da saúde; pacientes renais crônicos, diabéticos e outros.
Para receber o atendimento, o paciente necessita levar uma prescrição médica com indicação da sua doença, além de relatório clínico do seu caso. No entanto, dependendo de cada situação, o paciente pode apresentar receituário ou cópia de exame que comprove seu laudo e passar pela avaliação dos profissionais do CRIE.
“Em determinados casos pode não ser necessário laudo médico atualizado. Um paciente diabético, por exemplo, pode trazer a receita da insulina. Já um paciente com câncer precisa demonstrar um laudo anual atualizado, pois é uma doença que hoje pode ter cura”, explica a médica do CRIE, Ana Paula Neves Burian Lima.
De acordo com Ana Paula, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) tem ainda finalidade de prevenir doenças que são objeto do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ela ressalta que, no entanto, o serviço não é uma sala de vacinação básica. “Por se tratar de casos especiais, ou seja, pessoas que possuem alguma doença crônica ou pessoas que convivem com pacientes portadores destas doenças, fazemos um atendimento individualizado, avaliando as indicações médicas de cada um para recebimento do imunobiológico”, afirma.
De acordo com os enfermeiros do CRIE, Diego Nascimento Muller e Josefa Correia Batista, no primeiro semestre desse ano foram aplicadas 6.613 doses de vacina, sendo que 1.721 somente no mês de junho. Pessoas residentes em outros municípios do Estado também podem ter acesso ao serviço. Basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde, que solicitará o envio do imunobiológico para a respectiva cidade. De janeiro a junho deste ano, foram liberados para municípios do interior 2.473 vacinas.
Atendimento
O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Espírito Santo fica anexo ao Hospital Estadual Infantil de Vitória. O público externo é atendido de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Endereço: Rua Mary Ubirajara, nº 205, Praia do Canto, Vitória – ES. Cep: 29055120
Telefone: (27) 3636-7555
Nenhum comentário:
Postar um comentário