sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Música e tradição: conheça a história da Banda Estrela dos Artistas

Música e tradição: conheça a história da Banda Estrela dos Artistas


Texto: Denys Lobo
Cultura e tradição atreladas diretamente à história musical da Serra. É exatamente dessa forma que a história da banda Estrela dos Artistas pode ser contada.
Referência musical para a população da Serra e dos outros municípios do Espírito Santo, a atual Sociedade Musical Estrela dos Artistas (SMEA) foi criada em 1967, mas sua história vem de muito tempo atrás. Afinal, a banda tem suas raízes ligadas à fusão de duas bandas antigas da Serra, datadas do século XVIII.

Regida pelo maestro Claudio Antunes, o Cacau, a Estrela dos Artistas é composta atualmente por 40 músicos. A banda se apresenta frequentemente no município, principalmente no período entre dezembro e abril, quando ocorrem as principais festas culturais da Serra, que compõem o Calendário do Ciclo Folclórico e Religioso, como a Festa de São Benedito, a Puxada e Fincada do Mastro e o Carnaval, entre outras.
Com sede própria localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Serra-Sede, a SMEA tem ainda outra função importante para a comunidade: a participação ativa na formação de novos músicos do Estado. Ao todo, cerca de 45 alunos realizam hoje aulas gratuitas de musicalização no local, estudando a compreensão da dinâmica da música e a leitura de partituras.

Ensaio e aulas
O ensaio dos músicos da Estrela dos Artistas ocorre uma vez por semana, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, na sede da SMEA, e é aberto ao público.
Já as aulas para os músicos iniciantes são realizadas duas vezes por semana,àas terças e quintas, das 8 às 16 horas, no mesmo local. As inscrições para os interessados em participar do projeto abrem sempre no início do ano.
História
Apesar de ter sido criada em 1967, por meio da fusão de duas bandas, a história da Estrela dos Artistas vem desde os anos 1800, e está ligada diretamente ao período Imperial do Brasil.
A primeira banda, denominada Recreio dos Artistas surgiu em 1860, quando D. Pedro II veio visitar o Estado e foi recepcionado por uma banda organizada pelo major Antônio Pinto Loureiro, chefe da Guarda Nacional da Vila da Serra.
Um pouco depois, em 1892, surgiria no município a outra importante banda da época, a Lira Estrela do Norte, do maestro Manoel Xavier. O sucesso das duas bandas se estendeu até meados de 1940, quando os dois maestros morreram e as atividades foram encerradas.
Em 1967, após solicitação do prefeito da Serra na época, Naly da Encarnação Miranda, ocorreu a fusão das duas bandas e surgiu então a Estrela dos Artistas, comandada pelo maestro Antísthenes Loureiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário