Publicada em 21/08/2015, às 17h17
Arquivo PMV SECOM
Monitores acompanham os turistas durante visitas aos monumentos históricos do Centro
Samira Gasparini
Igrejas históricos integram o roteiro do Visitar, que recebe os visitantes de terça a domingo
Os sete patrimônios que compõem o Visitar - Catedral Metropolitana de Vitória, Convento São Francisco, igrejas do Carmo, do Rosário e São Gonçalo, Capela de Santa Luzia e Theatro Carlos Gomes - receberam 17.604 visitas no primeiro semestre de 2015, 1.287 a mais que no mesmo período de 2014.
O Visitar valorizou o Centro Histórico e estimulou visitas de moradores e também turistas de diversas regiões. A região Sudeste é a principal emissora de visitantes. De julho de 2014 a julho de 2015, foram 3,5 mil visitas, principalmente Rio de Janeiro, com 1.856, e Minas Gerais, com 1.516. Vale destacar também os turistas vindos do Rio Grande do Sul, com 2.045 visitas, além de Bahia, Paraná e Santa Catarina.
Internacional
O público internacional também teve destaque. Os Estados Unidos enviaram 219 visitantes no primeiro semestre. Na sequência, Argentina, França e Alemanha, entre outros países, que totalizam 1.343 visitas internacionais entre julho de 2014 e junho deste ano. Apareceram também na pesquisa visitantes do Canadá, da Itália, de Portugal e do Chile.
Perfil
O perfil dos visitantes leva em consideração variáveis como idade, renda, escolaridade e outros. O Visitar atrai pessoas de idades variadas. Cerca de 54% do total era de jovens que foram conhecer os monumentos.
Considerando a renda, 34% dos visitantes ganham mais de seis salários mínimos mensais. Além disso, mais de 52% dos visitantes possuem ensino superior completo. O lazer é a principal motivação das pessoas que estiveram nos prédios históricos do Centro, e 10,5% deles disseram estar viajando a trabalho.
Tadeu Bianconi
Catedral Metropolitana é um dos monumentos que compõem o Visitar
Parceiros
Pelos números apurados, 75% dos vistantes costumavam permanecer por mais de um dia na cidade e mais de 40% se hospedaram em hotéis em Vitória.
Os dados estarão detalhados no Observatório do Turismo, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre). As informações são disponibilizadas e os dados são expostos para apresentar, de forma concreta e fundamentada, a evolução do turismo na capital. Aspectos como competitividade, estratégia de gestão, promoção e desenvolvimento dos negócios são considerados.
Satisfação
Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, outro item avaliado foi a satisfação dos visitantes: 70% deles consideraram o Visitar "ótimo" e 28%, bom. "O público cresce a cada ano, e estamos buscando também parceiros da iniciativa privada para que o trabalho e os resultados tenham números ainda mais positivos", destacou.
O secretário avalia que a propaganda feita diretamente pelos turistas ganha força após as visitas, pois grande parte dos visitantes elogia o patrimônio.
Ele recordou ainda que pesquisas realizadas mostraram que 47% tiveram informações sobre o Centro Histórico por indicação e quase todos, cerca de 98%, mostraram satisfação com o passeio. "O lugar é muito lindo, como belos atrativos, merece ser contemplado", elogiou o secretário.
O Visitar é um conjunto de ações integradas voltadas para o fomento do turismo histórico-cultural. Faz parte da política de requalificação do Centro Histórico e funciona a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Goia.
Serviço
Visitar
Horários de funcionamento: de terça a domingo (inclusive feriados), das 9 às 17 horas. Não há necessidade de agendamento. O serviço é gratuito.
Mais informações: (27) 3322 6418 (Instituto Goia) e 3235 2910 (Semtrre). E-mail: visitar@vitoria.es.gov.br
Mais informações: (27) 3322 6418 (Instituto Goia) e 3235 2910 (Semtrre). E-mail: visitar@vitoria.es.gov.br
Informações à imprensa:
Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário