terça-feira, 31 de março de 2015

Veja a distância entre os municípios do Espírito Santo

Guarda Municipal já recolheu sete carros abandonados em Vitória



Yuri Barichivich
Retirada de carro abandonado em rua de Vitória
Carros abandonados estão sendo guinchados pela Guarda Civil Municipal(Ampliar imagem)
Os veículos abandonados estão com os dias contados nas vias da capital. Desde a última terça-feira (24), quando os trabalhos de guincho foram iniciados, a Guarda Civil Municipal de Vitória já recolheu sete carros em toda a cidade.
Embora não estivessem em local irregular, os veículos retirados apresentavam sinais evidentes de abandono, o que pode favorecer a proliferação de mosquitos e ratos e servir como abrigo para pessoas em situação de rua.
Com o recolhimento, evita-se que eles virem depósitos de lixo e água parada, dificultem a livre circulação de pedestres e comprometam o trânsito. Por conta desses problemas, a Prefeitura de Vitória criou uma lei específica para o recolhimento dos veículos abandonados, uma vez que não há previsão para esses casos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o coordenador de trânsito da Guarda, Leonardo Mattos Campello, os recolhimentos estão ocorrendo em diferentes bairros. " Já retiramos veículos dos bairros Jardim Camburi, Romão e Ilha de Santa Maria, mas também temos casos na Grande São Pedro, que tem um número considerável de carros nessa condição".

Carros identificados

André Sobral
Carros Abandonados
Veículos com sinais evidentes de abandono são recolhidos(Ampliar imagem)
A Guarda Civil Municipal já identificou 70 carros em estado de abandono em toda a cidade e seus proprietários estão sendo notificados para que os retirem em até 48 horas, sob risco de recolhimento.

Sinais evidentes de abandono

Os veículos com sinais evidentes de abandono ou impossibilidade de deslocamento com segurança estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias estão sendo removidos pela Prefeitura de Vitória e encaminhados para um pátio de depósito na Rodovia do Contorno, em Cariacica, após a notificação aos proprietários.
Os carros que estiverem parados no mesmo local por mais de 30 dias também serão retirados. Antes da remoção, no entanto, os proprietários são notificados, por meio de correspondência, para retirar o carro da via no prazo de dois dias. Se o dono do veículo não for localizado, a notificação será feita através de edital.
O veículo permanecerá no pátio até a sua restituição ao proprietário, o que somente acontecerá após o pagamento de taxas em atraso e despesas de remoção e estadia. Caso o proprietário não busque o carro em até 90 dias, o veículo será encaminhado para os procedimentos de leilão público.
Qualquer pessoa que identificar um veículo em estado de abandono pode denunciar por meio do Fala Vitória 156.

Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563
Com edição de Matheus Thebaldi


Feira da Praça de Fátima nesta quarta (01) em Cachoeiro

Publicada em 31 de março de 2015


A Feira Livre da Agricultura Familiar, que geralmente acontece às sextas, na Praça de Fátima, será antecipada nesta semana. Ela acontece, excepcionalmente nesta quarta (01), às 17h, no mesmo local, onde poderão ser encontrados frutas, verduras, legumes e produtos da agroindústria familiar frescos.
A mudança acontece porque a próxima sexta (03) é feriado municipal, em comemoração à Paixão de Cristo. Com isso, a prefeitura garante a feira dos servidores municipais, que em sua maioria, gastam o tíquete feira no local.

Feira Livre da Agricultura Familiar da Praça de Fátima!
Quarta (01)
Horário: a partir das 17h
Local: Praça de Fátima

Cariacica prioriza consumo de produtos orgânicos para alimentação saudável

IMG_5432

  • postado em 31 mar 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Agricultura e Pesca e Economia Solidária - SEMAP
  • Fotos: Claudio Postay
  • Cuidados com a alimentação e mudanças de hábitos que afetam a qualidade de vida vêm à tona quando se celebra o Dia da Nutrição e Saúde, nesta terça (31). A data reforça a necessidade de se incorporar o consumo de produtos saudáveis, com uma dieta equilibrada, fornecendo variedade e quantidade de nutrientes para a saúde do corpo.
    Para conseguir uma alimentação mais natural, com ingestão de produtos com maior valor nutricional, a opção por alimentos orgânicos favorece a qualidade de vida. Além de evitar problemas de saúde ocasionados pela ingestão de produtos com substâncias químicas tóxicas,  a alimentação orgânica é mais nutritiva e saborosa e ainda contribui com o meio ambiente, evitando a erosão do solo e poluição da água.
    IMG_0971
    Arvelino Valério da Silva, 63 anos, é o primeiro produtor de tomate orgânico de Cariacica
    Em Cariacica, os produtores rurais recebem apoio e incentivo da Prefeitura, em parceria com a Incaper, quanto à produção de alimentos orgânicos. Apostando na cultura do tomate orgânico, Arvelino Valério da Silva trabalha há três anos na produção da espécie com técnicas orgânicas naturais e sem agrotóxicos. Incentivado a trabalhar com tomate orgânico por ser contra o uso de veneno e preocupado com a saúde de quem consome os alimentos, Arvelino aplica cuidados adicionais ao cultivo da espécie que é mais suscetível a pragas e doenças.
    Primeiro produtor de tomate orgânico no município, seu Averlino cultiva tomate em uma estufa de 500m², na região de Munguba, utilizando ações constantes para a preservação do produto. Embora exija um esforço para o manejo do tomate orgânico, Averlino indica que o retorno é positivo, com um adicional de 30% ao preço do produto. O agricultor produz cerca de 8 mil quilos de tomate por ano, sendo colhidos 3 a 4 mil unidades a cada mil pés de tomate.
    O produtor rural entrega a produção de tomate basicamente para a merenda escolar, além de entregar verduras e hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Visando a qualidade do alimento comprado dos produtores, o PAA reforça a adição de produtos orgânicos ao banco de alimentos.
    IMG_8348 copiar
    Produtos entregues ao Programa de Aquisição de Alimentos
    Na previsão do PAA para 2015, 250 agricultores familiares estão cadastrados, sendo 29 agricultores orgânicos, quase 12% da quantidade total. Da variedade de 88 produtos, 28 apresentam características de orgânico, representando 31,8%.
    O programa reforça assim, a preocupação com a qualidade dos alimentos ofertados e repassados às entidades beneficiadas. A cada aquisição do programa, quase 30 toneladas de alimentos são compradas dos produtores rurais e doadas a projetos sociais do município, minimizando a insegurança alimentar.

    Rose de Freitas é a primeira mulher a presidir a Comissão de Orçamento

    • 31/03/2015 18h14
    • Brasília
    Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado
    A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO) elegeu hoje (31) a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) para a presidência do colegiado. Escolhida por aclamação, Rose é a primeira mulher a presidir a comissão, integrada por 31 deputados e dez senadores titulares e igual número de suplentes. Cabe ao colegiado analisar as propostas orçamentárias do Executivo enviadas ao Parlamento. Entre elas, estão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual Geral da União (LOA). 
    Brasília - Rose de Freitas (PMDB-ES), candidata à presidência da Câmara dos Deputados
    Senadora diz que o Orçamento deste  ano  será
    votado no prazo certoArquivo//Agência Brasil
    Rose de Freitas, que substitui o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), marcou para a próxima semana reunião para a eleição dos demais integrantes da mesa. Também na próxima semana deverá ser oficializado o nome do relator-geral do Orçamento. Pelas normas, caberá a um deputado a relatoria da proposta orçamentária. A nova presidenta disse que cumprirá rigorosamente os prazos para apreciação das propostas orçamentárias como a LDO e a LOA. 
    “O Orçamento deste ano será votado no prazo certo. Trabalharemos para isso. Não votar as leis compromete as políticas implantadas, a economia dos estados e dos municípios”, disse. A primeira grande matéria a ser analisada pela comissão é a proposta de LDO, que deverá ser encaminhada pelo Executivo à comissão até o próximo dia 15 de abril. A matéria precisa ser votada antes do recesso parlamentar de julho. 
    A eleição de Rose de Freitas teve a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. A ministra elogiou a escolha da senadora para o cargo e disse que, para as mulheres, isso significa um enorme salto na participação política. A deputada integrou várias vezes a Comissão de Orçamento e, segundo os parlamentares que participaram da reunião desta terça-feira, isso a credencia ainda mais para o exercício do cargo. 

    TEMPO NO ES - 1/5 DE ABRIL - CLIMATEMPO






    TEMPO NO ES -1/3 DE ABRIL- INCAPER





    Alunos de Cmei na Enseada do Suá, Vitória, aprendem brincando sobre alimentação saudável


    Publicada em 31/03/2015, às 10h30

    Divulgação Seme
    Projeto alimentação saudável Cmei
    Alunos do Cmei Dom João Batista Motta e Albuquerque brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro
    Divulgação Seme
    Projeto alimentação saudável Cmei
    Pequenos fizeram pescarias utilizando peixes de papel durante as atividades do projeto de alimentação saudável
    A alimentação saudável já faz parte das ações do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista Motta e Albuquerque, na Enseada do Suá, há alguns anos. As atividades acontecem sempre no mês de março e visam à aquisição de hábitos saudáveis através de histórias, teatros, fantoches e atividades lúdicas e de movimento.
    Aproveitando a semana da alimentação saudável e relacionando com o projeto institucional "Vitória, nossa Cidade, nosso lugar", os alunos estudaram a culinária degustando torta e moqueca capixabas e, ainda, aprenderam como as paneleiras de Goiabeiras fazem a panela de barro, através da história "Que panela esquisita, vovó Rita", de Ercilia Simões Braga, dramatizada pelos professores.
    "Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, o trabalho das paneleiras. Foi muito interessante", contou a diretora do Cmei, Karla Denise Coelho Silva, que disse ainda que os alunos confeccionaram suas próprias panelas de barro com argila e papel machê, fizeram pescarias utilizando peixes de papel e também brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro.
    "Iniciamos a semana com a contação da história "A sopa de pedra". A professora e os alunos do Grupo 6 visitaram as salas para contar a história e depois saborearam uma deliciosa sopa", relatou a diretora.

    Famílias

    Depois foi a vez das famílias participarem, informando e enviando para o Cmei a fruta preferida de cada criança, com o objetivo de trabalhar cor, forma, sabor, cheiro, quantidades, resultando numa deliciosa “Salada de frutas”.
    Durante a semana, também foi explorada a história de fantoches "João Pedro e o médico", que conta a passagem de um menino que só comia arroz. Daí a mãe o levou ao médico e o garoto descobriu que seu prato precisava ser colorido para ele poder crescer forte e bonito. Nesse dia, as crianças saborearam um almoço divertido e colorido, construindo carinhas nos pratos.

    Teatro

    Os professores fizeram a apresentação teatral "Uma princesa diferente", que conta a história de uma princesa que não gostava de comer frutas e verduras e começa a passar mal. O príncipe não sabia mais o que fazer para ajudar e no final a princesa foi salva por uma fada que fez uma deliciosa sopa nutritiva.
    "A narrativa ressalta que alimentos como frutas e verduras são saudáveis e bem mais baratos, representando a economia. Agora, assim como a princesa, os alunos poderão frequentar mais parques, praias e passeios com bastante saúde. No fim, os alunos ainda participaram de um piquenique no Parque Pedra da Cebola", contou Karla.
    "Para finalizar a semana tivemos movimento com aula de zumba kids, onde as crianças tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras turmas, dançando muito e queimando calorias", concluiu.
    Divulgação Seme
    Projeto alimentação saudável Cmei
    Alunos e pais participaram de piquenique no Parque Pedra da Cebola
    Divulgação Seme
    Projeto alimentação saudável Cmei
    Atividades reforçaram a importância de ter uma alimentação saudável


    Informações à imprensa:

    Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
    Com edição de Matheus Thebaldi

    Programa promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar em Santa Maria de Jetibá.

    Notícias

    (30/03/15)  
    A dona de casa Marina Ferreira da Silva recebe alimentos do PAA

    De 15 em 15 dias a dona Maria Aparecida Rocha dos Santos, da Vila Hammer, no bairro São Luís, vai até o centro de Santa Maria de Jetibá para receber cestas de legumes, verduras e hortaliças produzidos por agricultores familiares da região. Em sua casa moram 7 pessoas que se beneficiam destes produtos, pois eles não tem condições financeiras para encher a despensa e, após o falecimento de sua irmã, dona Maria cuida ainda das quatro sobrinhas. 
    Feijões preto e manteigão, batata, inhame, aipim, tomate, chuchu, vagem, goiaba, banana da terra, alho, cebola, hortaliças como salsa, cebolinha, couve e alface, entre vários outros produtos são recebidos por 110 famílias de todo o município. São famílias em situação de insegurança alimentar, idosos, gestantes, deficientes e que tem cadastro no Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Eles tem acompanhamento psicossocial e educação nutricional e 30 dessas famílias recebem as cestas em casa.
    Todo esse conjunto operacional, que beneficia o pequeno produtor e as famílias assistidas pelo programa de segurança alimentar, faz parte de uma ação inédita desenvolvida este ano pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social, da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, em parceria mista com o Governo do Espírito Santo. O projeto faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
    Funciona da seguinte maneira: a Secretaria Municipal realizou várias visitas aos agricultores familiares e selecionou a produção de cada um dos 43 participantes. Foi efetuado um contrato de entrega e os produtos são repassados as famílias que necessitam dos alimentos. As notas fiscais são emitidas no ato da entrega dos produtos, aumentando a arrecadação do município. Ou seja! Todos saem ganhando: as famílias, o agricultor, o município, o Estado e o Brasil.
    A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado, Mariana Gomes Bourguignon, lembrou que Santa Maria de Jetibá se destacou por ser o primeiro município capixaba a iniciar o processo de recebimento e entrega dos alimentos provenientes do PAA – Compra com Doação Simultânea.
    “O PAA tem sido executado com muita seriedade e êxito pela administração de Santa Maria de Jetibá, trazendo benefícios diretos para a população urbana e rural, na medida em que garante uma alimentação saudável, adequada e em quantidade suficiente para as famílias selecionadas, além de contribuir para a inclusão social/produtiva, fortalecendo o desenvolvimento econômico local “, salientou Mariana.
    Para o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr, o PAA é um sucesso justamente por ajudar quem mais necessita. “Esse programa só trás melhorias para o município. Gera emprego e renda e proporciona progresso para o agricultor familiar e bem estar para as famílias que dependem desses alimentos. As pessoas quando recebem os produtos ficam emocionadas e a mercadoria é de primeira qualidade”, disse.
    Cerca de 5,5 toneladas de alimentos são distribuídas por semana e a produção deve dobrar até o meio do ano, como relata a secretária de Ação Social do município, Camila Lemke. “Com apenas três meses o programa tem surtido o efeito esperado e, mesmo nesse período de seca, temos cumprido as metas de abastecimento estabelecidas. São legumes e vegetais saudáveis, de boa qualidade e a equipe tem tempo hábil para entrega. Todos recebem os alimentos frescos. Até o próximo semestre vamos dobrar a produção e cadastrar mais famílias que precisam”, afirmou.
    Para receber os alimentos os membros da família ainda passam por um período de palestras e avaliações até que cumpram todos os requisitos exigidos pelo Programa. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também é parceira do projeto e por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá e a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrano do ES (CAF Serrana), mais 26 famílias entregam seus produtos no Mercado Municipal, onde funciona a Feira Livre às sextas-feiras.
    E as 110 famílias que recebem os alimentos? A dona Maria, aquela do começo do texto, disse que todas ficam felizes e agradecidas pelo envolvimento das pessoas em ajuda-las. “Faz 3 meses que participo desse projeto e fico muito agradecida pelo trabalho dessa gente. Sem esse empenho da Prefeitura e dos agricultores, eu e minha família poderíamos estar passando necessidade. Achei o projeto muito bom! Tenho esperança de dar um futuro bom para minhas sobrinhas e essa alimentação vai nos ajudar a seguir por esse caminho”, disse, emocionada. 


    Assessoria de Comunicação
    Prefeitura de Santa Maria de Jetibá
    Leonardo Meira
    (27) 99879-5671 / 3263-4816
     comunicação.pmsmj@hotmail.com

    Projeto para controlar natalidade de cães de rua em Alfredo Chaves


    A Prefeitura de Alfredo Chaves irá inaugurar na próxima quarta-feira, 01 de abril, o Centro de Controle de Natalidade Animal. A iniciativa vem sendo implantada pela Secretaria Municipal de Saúde e objetiva diminuir a quantidade de cães que vivem pelas ruas da cidade. A solenidade de inauguração irá acontecer a partir das 9h, no local, na Fazenda Municipal.

    Para isso, a prefeitura finalizou a construção de um espaço com baias, sala de cirurgia e administrativa na Fazenda Municipal. Um veterinário e técnicos da Secretaria irão comandar os trabalhos no novo espaço. Servidores da Secretaria Municipal de obras estão dando os últimos acabamentos para iniciar o funcionamento do local.

    De acordo com a veterinária responsável pelo projeto, Érica de Paula Lafayette, a ideia é castrar cerca de vinte e cinco animais por mês e reduzir o quantitativo de cachorros, que ficam pelas ruas da cidade. “A grande parte desses animais foi abandonada e fica vagando pelas ruas”, disse Lafayette, explicando que a quantidade de castrações mensais não pode ser maior devido a permanência do animal para tratamento pós-cirúrgico. 

    Os animais serão capturados e após serem castrados, ficarão em observação por um período de quinze dias no espaço, depois, serão novamente soltos no local de origem. “Não temos como ficar com esses animais, iremos trabalhar em parceria com a população para que esses bichos sejam adotados”, esclarece a veterinária. “Depois de castrados, tanto os machos como as fêmeas, não irão mais procriar e isso facilita também que sejam adotados”, conta.

    Para a execução do projeto, o município, segundo a secretária de Saúde, Gabrielle Roveta Melo, investirá cerca de R$ 13 mil mensais. “É um serviço caro, teremos que comprar equipamentos, rações e realizar diversos procedimentos, além da contratação de outros profissionais para manutenção do projeto”, explica.

    Conforme Melo, o primeiro recolhimento de animais será no dia 06 de abril. “A partir desse dia, iremos recolher todos os animais de rua. Por isso a importância de todos os donos de cães devem manter seus animais presos”, lembra.

    Identificação dos animais
    Os responsáveis pelo Centro de Controle de Natalidade Animal pedem que os proprietários de cães identifiquem com coleiras e não deixem seus animais soltos na rua. “Pedimos para que os animais sejam mantidos em seus quintais e casas, iremos capturar para castração todos os animais que estiverem pelas ruas”. Segundo a titular da Secretaria de Saúde, os animais capturados ficarão três dias no centro, após esse período, se o dono não aparecer, ele será castrado.



    Dirceu Cetto
    Secretaria de Comunicação Social
    Tel.: 27 3269-2724 / 98892-6411

    segunda-feira, 30 de março de 2015

    Tempo no ES de 31 de março a 2 de abril- INCAPER





    Tempo no ES de 31 de março a 4 de abril - CLIMATEMPO






    Nível dos rios Santa Maria, Jucu e Benevente - hoje 30/março/2015 informa Cesan

    30 de março de 2015


                                                            29 de março de 2015


    Paixão de Cristo em Sagrada Família, Alfredo Chaves

    A comunidade de Sagrada Família, em Alfredo Chaves, será palco da apresentação teatral a Paixão de Cristo, na sexta-feira santa (03). O grupo de teatro Santa Clara de Assis, de Vila Velha, irá dramatizar o espetáculo ‘Paixão de Cristo – O Nazareno. Anunciação, vida, paixão, morte e ressurreição”, no ginásio de esportes da comunidade. O evento será iniciado às 19h e a entrada é gratuita.
    De acordo com os organizadores, o grupo é composto por um elenco profissional, encenam um roteiro mais completo e trazem um coral próprio para dinamizar as cenas. “A apresentação será muito emocionante e um momento de grande fé para a comunidade”, contam.
    A comunidade de Sagrada Família fica a 11 km da sede do município e a estrada é totalmente pavimentada.
    Já na sede, a Paixão de Cristo será encenada pelo grupo de jovens e adolescentes da Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h, no ginásio municipal.

    Itapemirim abre oficialmente as comemorações do bicentenário

    O dia 27 de março de 2015 vai ficar marcado na história de Itapemirim. Com show, apresentações de alunos e exposição fotográfica, a Administração Municipal, nessa data, deu início oficialmente às festividades que vão comemorar os 200 anos de emancipação política do município.
    Dezenas de pessoas de Itapemirim e de municípios vizinhos compareceram à Praça Domingos José Martins para prestigiar o evento. A diretora da escola José Marcelino, da vizinha Marataízes, disse que se sentiu honrada em poder participar de um evento de tamanha importância como esse. "A história de Marataízes está totalmente atrelada à história de Itapemirim. É uma honra poder participar desse evento, porque afinal é nossa história contada aqui também", disse Claudete Nunesf.
     A noite começou com apresentações de alunos das escolas municipais Narciso Araújo e Elvira Meale Lesqueves e em seguida apresentaram-se as bandas marciais Comusem e Comudi. O prefeito deu as boas-vindas ao público e decretou oficialmente aberta a comemoração. "Estamos fazendo esta festa para vocês. Queremos que todos comemorem essa data importante que é o aniversário de 200 anos de nosso município. É muito emocionante fazer parte dessa história", disse o prefeito. 
    O evento também contou com a abertura da Exposição Fotográfica "Itapemirim: 200 anos de Feliz Cidade", que reuniu 24 painéis com fotos antigas do município. De acordo com a comissão organizadora da festa, pelo menos 200 pessoas visitaram o local, na noite do dia 27. "Trouxemos o passado para as nossas comemorações, porque é de fundamental importância que tenhamos consciência da nossa história. Foi bonito ver as pessoas se reconhecendo nas fotos e fazendo comparações dos costumes passados com os dos dias atuais", disse a vice-prefeita Viviane Peçanha.

    Formalização de empreendedores chega à rua Bernardo Horta em Cachoeiro


    Na semana passada, a unidade móvel recebeu a visita do prefeito Casteglione

    O programa da prefeitura que incentiva o micronegócio em Cachoeiro de Itapemirim chega, nesta terça-feira (31), à rua Bernardo Horta, uma das mais movimentadas da cidade. A Sala do Empreendedor Itinerante estará em frente ao Supermercado Casagrande, das 8h às 16h.

    A unidade móvel esteve na praça Jerônimo Monteiro, na semana passada, e a grande quantidade de visitantes surpreendeu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O prefeito Carlos Casteglione também visitou o espaço e conversou com a equipe.

    Podem acessar ao serviço, que é inteiramente gratuito, trabalhadores informais que querem se tornar microempreendedores individuais (MEI). Ao se legalizarem, eles passam a ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária e a emissão de notas fiscais, dentre outras vantagens. A consulta de viabilidade para a formalização pode ser deferida em até 24 horas, e o processo, concluído em curto prazo.

    Ainda por intermédio da unidade móvel, também é possível realizar simulações de crédito e financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenos negócios, por meio dos programas Nossocrédito e Creditar.

    Para a formalização, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carnê do IPTU. Já para a avaliação da linha de financiamento para abertura, manutenção e ampliação de micro e pequenas empresas, são os mesmos documentos, exceto o talão de IPTU, que dá lugar à certidão de estado civil. Mais informações pelo telefone 3155-5365.




    Equipe de Jornalismo
    Secretaria Municipal de Comunicação
    Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
    Tel: (28) 3155-5371
    www.cachoeiro.es.gov.br/
    www.twitter.com/prefcachoeiro

    Ônibus consultório e mutirão de dentistas para atender estudantes em Cariacica

    IMG_8234 copiar

  • postado em 30 mar 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Saúde – SEMUS
  •  
  • Fotos: Claudio Postay
  • Ao lado da mãe Regiane da Silva Coutinho, 32 anos, o pequeno Pedro Henrique Coutinho, 6, cantarola a música “porque homem não chora”. O menino faz força para mostrar coragem e determinação enquanto aguarda sua vez para a terceira visita ao ônibus do Programa de Saúde Bucal “Cariacica Sorrindo Mais”. O veículo, totalmente adaptado, possui toda estrutura de um consultório odontológico e trata de crianças da rede de ensino municipal.
    No momento, o ônibus encontra-se estacionado ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ayrton Senna e realiza atendimento diário aos estudantes que precisam de tratamento dentário. Com paciência e habilidade, uma dentista e uma auxiliar realizam o trabalho enquanto tentam espantar o medo das crianças.
    IMG_8202 copiar“Para mim é um alívio encontrar um trabalho assim: bom e gratuito. Meu filho tem cárie desde os três anos de idade. Cheguei a tratar, mas é caro e não tive mais condições de fazer. Como ele está na fase de troca de dentes, terá a oportunidade de crescer com um sorriso saudável”, destaca Regiane Coutinho.
    Mas o trabalho não para por aí. Às quartas-feiras, uma das salas da escola transforma-se em consultório odontológico e, no local, é feito um mutirão. Oito dentistas realizam atendimento nas crianças com casos de menor gravidade. Para que isso aconteça, a equipe conta com consultórios portáteis.
    IMG_8193 copiar
    O programa atenderá até o fim de abril cerca de 170 crianças de três unidades: a Emef Ayrton Senna e seu anexo e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Larissa Pereira Batista, todos em Vista Mar. As próximas escolas que receberão a equipe de dentistas são: Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde, Emef Stélida Dias, em Campo Grande, e Cmei Maria Aparecida Lacerda Moura, em Vera Cruz.
    “O programa será estendido a outras regiões também. Queremos alcançar o máximo de crianças possível. Estamos trabalhando em forma de mutirão para conquistarmos resultados rápidos e satisfatórios”, frisou a dentista Daniele Zavarize Uliana, uma das coordenadoras do programa.
    Programa
    A Secretaria de Saúde de Cariacica conta com o Programa de Saúde Bucal que designa dentistas às escolas para dar palestras a pais, alunos e professores, realiza orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame epidemiológico para classificação de risco.
    IMG_8237 copiarCom o “Cariacica Sorrindo Mais”, os dentistas aliaram a teoria ensinada nas unidades escolares à prática do consultório odontológico. “O programa trouxe a oportunidade de fecharmos o ciclo de nosso trabalho. Antes, identificávamos o problema mas não tínhamos como acompanhar o tratamento. Agora, podemos atuar em cima disso”, explica a dentista Andréa de Almada Valcuende.
    Ela exemplifica: “temos o caso de uma criança que caiu e quebrou dois dentes. Depois que for atendida pelo programa, será encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas do município”, destaca a dentista.
    Todos os profissionais que atuam no programa passaram por treinamento. O trabalho funciona como uma “linha de produção”, primeiro, um dentista visita a escola e faz uma avaliação prévia da saúde bucal de cada aluno. Ao detectar o problema, a escola emite um pedido de autorização de atendimento para que os pais da criança permitam o tratamento.
    Os casos mais simples são tratados no consultório portátil. Já os mais graves, são encaminhados para a unidade móvel odontológica. “Para mim, é um sonho realizado. Os dentistas estão bastante motivados com o resultado. Já estamos fazendo planos para novas ações com outros públicos”, ressaltou  a dentista Mércia Rita Schmitd, uma das coordenadoras do programa.
    IMG_8198 copiar
    “Meus filhos se queixavam de dor de dente. As cáries já estavam bem visíveis e eu não tinha dinheiro para tratar. Então, quando recebi a informação de que tratariam na escola e ainda sem pagar nada, dei graças a Deus. Sempre trabalhei fora e não tinha como fiscalizar a escovação dos dentes deles. Daí, acabou chegando a esse ponto. Depois do tratamento recebido no ônibus, serei mais rigorosa para que não aconteça de novo”, Danielle Cipriano Martins, 25 anos, mãe de Rebeca, 9, Robert, 8, e Ester, 4.