Ação faz parte da Campanha de Controle e Prevenção ao Diabetes
Simone Delevedove
As Unidades de Saúde estão estimulando o agendamento do exame de fundo de olho, com objetivo de avaliação da retina, e avaliação odontológica para pacientes portadores de diabetes até o dia 4 de julho. A ação faz parte da Campanha Nacional de Controle e Prevenção ao Diabetes, que está em andamento. .
Divulgação/PMSO paciente deve se dirigir na unidade mais próxima de sua residência
O objetivo é realizar a classificação de risco dos pacientes com diabetes, com ênfase no controle da doença. “Quando não tratado, o paciente diabético pode desenvolver uma retinopatia e uma infecção bucal. O cuidado ajuda no controle da doença”, afirmou o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.
As manifestações orais mais frequentes no paciente diabético são redução do fluxo salivar, infecções, alterações vasculares e hálito forte.
A grande maioria das pessoas não apresenta sintomas da retinopatia diabética até que a doença esteja avançada. É por esse motivo que se deve fazer o rastreamento para prevenir a perda da visão. Os sintomas da doença são visão borrada, pontos escuros e flutuantes, dificuldade em focar objetos e dificuldade em diferenciar cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário