André Sobral
Fiscais circulam pelas ruas para tentar flagrar descarte irregular de lixo
O combate ao lixo depositado nas vias públicas da capital continua. A Ação Cidade Limpa retomou as suas atividades nesta terça-feira (24), no Bairro República. O trabalho resultou em 56 abordagens, 10 flagrantes e uma multa.
"Os flagrantes, exceto um caso, foram corrigidos por moradores e comerciantes. Só uma igreja precisou ser multada, por apresentar uma caixa estacionária acima do limite, configurando descarte de entulho em via pública", disse o coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), Chelston Amorim.
"A multa deste caso foi de R$ 509,50. A caixa estacionária não comportava mais tanto entulho e estava caindo lixo na rua. A ação se deu com uma equipe de seis pessoas. Na quinta (26), o projeto acontecerá na região de Tabuazeiro e São Cristóvão, a partir das 8h30", disse o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.
A equipe da Semse conta com o reforço dos agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal e dos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).
Saldo
O projeto, iniciado no dia 6 de maio, já fez 514 abordagens educativas e flagrou 68 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, apenas seis casos foram de multa, nos bairros República, Praia do Canto e Goiabeiras.
O foco da ação é educativo. Entretanto, em caso de flagrante, se o cidadão se recusar a recolher o resíduo depositado irregularmente nas ruas, será multado. A multa neste caso é de R$ 254.
Os bairros que já receberam a ação foram: Centro, Praia do Canto, Enseada do Suá, Mata da Praia, Barro Vermelho, Bairro República, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Goiabeiras, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo e São Pedro.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário