A abertura do evento contou com uma apresentação do Coral Coralito, uma parceria da Escola deMúsica Saint Pinheiro e a Escola Professor Lellis. Após a apresentação do Coral, o secretário de Estadode Economia e Planejamento, Robson Leite, explicou a metodologia do evento e ressaltou a visão defuturo do Governo. “Queremos fazer do Espírito Santo um Estado próspero, sustentável e seguro, comoportunidade para todos. Por isso a importância desse debate aqui hoje”, disse.
Em seu discurso, o governador Renato Casagrande reforçou a importância da população pensarregionalmente. “Além desse debate, estamos aqui hoje com a tarefa de pensarmos a região, e não sóo município. Precisamos debater com vocês quais são os investimentos que tornarão essa microrregiãosustentável. Já executamos diversos investimentos discutidos em audiências passadas e com oconsórcio Caparaó. Como todos sabem, o Estado vem passando por algumas dificuldades. Estamossofrendo com a redução de receita, principalmente os municípios. Esse cenário exigiu do Governopreparação, por isso viemos buscar diretamente com vocês as prioridades para o Caparaó”, disse.
Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Inovação,Desenvolvimento e Melhoria da Gestão Pública; Infraestrutura Urbana e Integração Logística;Prevenção e Redução da Criminalidade; Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte eLazer; e Saúde e Proteção Social. Cada grupo contou com um secretário de Estado comocoordenador.
A cuidadora da Escola Professor Lellis, em Alegre, ressaltou a importância da realização da audiênciapara a microrregião. “Eventos como esse são muito importantes. A população se reúne com um únicoobjetivo, que é propor melhorias para a região. Tivemos a oportunidade de sugerir para o Governo oque mais precisamos”, disse.
A moradora de Alegre Clarissa da Cunha Oliveira, considera a audiência um momento importante parao Governo e principalmente para a sociedade. “É a oportunidade do Governo também ver de perto eavaliar a microrregião. Eu aproveitei o momento e contribui com sugestões de melhorias para a áreaque eu atuo, a educação. Esperamos que o Governo priorize as propostas colhidas aqui”, disse.
Orçamento
Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é uminstrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pelaadministração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim comotodos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.
As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova doImigrante, Santa Maria de Jetibá, Aracruz, Marataízes e Vitória, e envolverão todos os 78 municípioscapixabas.
Interatividade
Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento2014.es.gov.brpara permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.
Para obterem informações atualizadas sobre o andamento das audiências públicas, os internautas encontram também as redes sociais do Orçamento 2014, o twitter (www.twitter.com/@OrcamentoES) e o Facebook (www.facebook.com.br/OrcamentoES).
FOTOS
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário