terça-feira, 16 de abril de 2013

PALESTRA ABORDA “BOAS PRÁTICAS NOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO”, PARA EMPRESAS DA REGIÃO DOCE PONTÕES CA



16/04/2013 - Este foi o tema de uma palestra realizada hoje (16), das 9 às 11 horas, no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa), pela Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável), da Região Doce Pontões Capixaba, formada por nove municípios: Colatina, Águia Branca, Pancas, Marilândia, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Mantenópolis e São Domingos do Norte.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento voltado para proprietários e gestores de bares e restaurantes, empreendedores das micro e pequenas empresas que atuam no ramo alimentício, sobretudo das agroindústrias, e também do ramo de meios de hospedagem como hotéis, pousadas e similares, além de colaboradores.
Segundo o Gestor de Projetos de Turismo do Sebrae, Sérgio Saquetto, o objetivo principal, foi orientar e capacitar os participantes sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, visando à produção de alimentos seguros, procedimentos de higienização, manuseio e documentos legais.
No conteúdo programático, a consultora do Sebrae, Maria Augusta Binda,  apresentou o PAS (Programa do Alimento Seguro), fez uma introdução sobre os perigos presentes dos alimentos (físicos, químicos e biológicos), um  breve relato sobre as regras das boas práticas (abordagem das legislações sanitárias vigentes) e falou dos benefícios das boas práticas para  evitar as doenças  transmitidas por alimentos (DTA), por meio  de utensílios e equipamentos, preparação e distribuição.
“Quem está fazendo um alimento deve ter sempre a consciência do que está fazendo ao oferecer um alimento ao outro. Ter com a saúde dos outros o mesmo cuidado e responsabilidade que tem com sua própria saúde”, destacou a consultora, chamando atenção para os cuidados com a preparação tanto em casa quanto para comercializar.
As empresas que participam do PAS são conscientizadas da importância de trabalhar de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelos serviços de alimentação vigentes no país, os requisitos das boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais. Inclusive são certificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além do reconhecimento dos clientes, que têm a garantia de receber produtos de qualidade, livres de contaminações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário