A fase de definição de metas, explica a gerente do programa Mais com Menos, Alessandra BaptistaLyrio, é fundamental para enxergar as pequenas mudanças que possam gerar economia. A equipe do programa tem realizado visitas para auxiliar os gestores na definição dos planos de ação de cada órgão público. “Determinar dia e horário para regar plantas, usar corretamente os telefones e evitar o desperdício com impressão são exemplos de ações simples que geram mudança”, detalha.
A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), responsável pelo programa Mais com Menos, também capacitará os servidores que utilizam o Sistema de Gestão de Despesas (Siged) durante o mês de maio. Com um treinamento focado na metodologia de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), a expectativa é melhorar o controle e a execução das despesas de custeio.
“Esta moderna metodologia divide as tarefas de monitoramento das despesas por meio de indicadores. A Seger negocia com os grandes fornecedores, analisa o gasto global de cada uma destas despesas e capacita os gestores dos órgãos. Em cada unidade, portanto, passamos a ter servidores dedicados ao controle contínuo do consumo e do cumprimento das metas estabelecidas”, argumenta Leila.
Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, o Mais com Menos cumpre importante papel educativo. “O programa nos permite intensificar a participação dos servidores na gestão pública, sensibilizando-os para uma mudança nos hábitos de consumo. O que buscamos é um gasto mais eficiente, sem afetar a qualidade dos serviços prestados à população. Mais que os resultados, o programa é fundamental pela mudança cultural”, detalhou.
Mais com Menos
Criado em 2009, o Mais com Menos vem estabelecendo uma cultura de eficiência do gasto público preservando a qualidade da prestação do serviço. A continuidade do programa foi o primeiro ato administrativo do governador Renato Casagrande, realizado em janeiro de 2011. No mesmo ano, houve redução de 3,5% nas despesas com custeio.
As ações do programa são acompanhadas diretamente pelo governador por meio de um relatório gerencial, encaminhado trimestralmente pela Coordenação do Comitê do Programa Mais Com Menos.
O Programa Mais com Menos é avaliado e supervisionado por um comitê gestor composto pelos secretários de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que coordena a ação; da Fazenda (Sefaz); de Economia e Planejamento (SEP); e de Controle e Transparência (Secont).
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Seger Rafael Porto Tel.: 3636-5206 / 9949-6018 rafael.porto@seger.es.gov.br
FOTOS

Nenhum comentário:
Postar um comentário