quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estudantes de Linhares visitam Associação dos Apicultores do Norte do ES



Cerca de 25 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Cid Adalberto dos Reis”, localizada em Linhares, participaram na última terça-feira (16) de uma excursão técnica à Associação dos Apicultores do Norte do Espírito Santo (Apinorte), que fica na cidade de São Mateus. A atividade foi organizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Segundo um dos organizadores, o Agente de Desenvolvimento Rural Alex Fabian Teixeira, o interesse da realização da visita partiu da direção da instituição de ensino. “A solicitação ocorreu devido à necessidade dos alunos em obter conhecimentos sobre a atividade agropecuária da apicultura, uma vez que eles são responsáveis pela organização de um estande denominado Abelha – Doce Mel, que será exposto durante a Gran Expo Norte entre os dias 16 e 19 de maio, no Parque de Exposições de Linhares”, informou Alex Fabian.

A atividade contou com uma palestra sobre a técnica de explorar racionalmente as abelhas, uma apresentação dos equipamentos necessários à exploração apícola, como colmeia completa, processamento de mel e cera, além da visita à sede provisória da Associação. “Os estudantes obtiveram informações relevantes sobre os mais variados temas relacionados à apicultura”, disse Alex. 

Entre os temas de destaque estão a importância ecológica e econômica das abelhas Apis mellifera na produção de mel; o comportamento e reprodução das abelhas; manejo para a criação racional das abelhas africanizadas como forma de captura de enxames e colheita de mel; e as propriedades do mel como alimento nobre. “As crianças ficaram admiradas ao saber que a rainha coloca cerca de três mil ovos ao dia e que as operárias são capazes de voar até 1,5 km em busca de néctar e pólen”, relatou AlexFabian.

A Apinorte possui 34 associados e sua sede provisória está localizada na estrada que liga o Centro de São Mateus a Guriri, após a ponte sobre o rio Mariricu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário