![]() |
Cerca de 50 pessoas, entre agricultores e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participaram do Encontro sobre produção de mudas micropropagadas e exigências nutricionais do abacaxizeiro Vitória na última segunda-feira (15). A atividade ocorreu no município de Boa Esperança.
Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica de mudas do abacaxi Vitória. Entre os meses de abril e maio, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, entregará 220 mil mudas desse abacaxi para 11 municípios do Norte do Estado.
Além disso, houve palestras sobre enviveiramento de mudas micropropagadas, ou seja, feitas em laboratório, e sobre produção de mudas via seccionamento do talo ministradas pelos pesquisadores do Incaper, Luis Carlos Santos Caetano e Marlon Dutra Degli Esposti. Temas como nutrição e adubação e controle de cochonilhas também foram abordados.
“O objetivo desse encontro, além de realizar a entrega simbólica das mudas, é capacitar os produtores e técnicos para seu recebimento, pois essa é a fase mais crítica do cultivo do abacaxi”, afirmou o coordenador do Polo de Abacaxi, Ivanildo Schimidt Kuster. Ele também disse que o abacaxi vem se mostrando uma ótima alternativa de fonte de renda para a propriedade, principalmente a de base familiar.
“É uma cultura fácil de trabalhar, que requer menos adubos e menos água e tem um bom preço no mercado o ano todo. Além do mercado comum, como feiras, supermercados e CEASA, os produtores também podem entregar a fruta para programas como o PAA e PNAE. Outra opção é o processamento da fruta, fazendo polpa e agregando valor à atividade”, explicou Ivanildo.
Abacaxi Vitória
Batizada como ‘Vitória’, essa variedade de abacaxi, selecionada após dez anos de pesquisas por técnicos do Incaper, tem como principal característica a resistência à fusariose. Esta doença, causada por um fungo, é a principal ameaça às lavouras no Brasil, responsável por perdas de até 40% na produção. Além disso, o abacaxi ‘Vitória’ possui elevada produtividade, ótimas características de sabor e pode ser utilizado tanto para o consumo in natura, quanto para atender à agroindústria.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:
Postar um comentário