segunda-feira, 1 de abril de 2013

Educação Nutricional em 12 unidades de ensino da Prefeitura da Serra


A equipe vai ensinar hábitos alimentares saudáveis para as crianças por meio de palestras, atividades lúdicas, dinâmicas de grupos e exibição de vídeos
Priscila Cavalcante

As atividades do Projeto de Educação Nutricional da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra começam nesta terça-feira (2), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Primeiro Passo, de Cidade Continental –setor América. Além dessa, mais 11 unidades de Educação Infantil do município vão participar do projeto. O objetivo é informar aos alunos sobre a importância da Educação Alimentar.
PMSCrianças vão ter acesso à Educação Nutricional

O projeto vai contemplar os estudantes dos turnos matutino e vespertino, sempre às 8h30 e às 14h, respectivamente. A equipe vai ensinar hábitos alimentares saudáveis para as crianças por meio de palestras, atividades lúdicas, dinâmicas de grupos e exibição de vídeos.
Essa é apenas uma das diversas ações na área de alimentação escolar do município. Os estudantes contam com uma alimentação de boa qualidade, que é fornecida de segunda a sexta-feira nas escolas e creches da cidade. Nas Unidades de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil os alunos contam com duas refeições diárias: assim que chegam às escolas os estudantes fazem o desjejum e depois, no horário do recreio, é fornecido almoço. Confira algumas ações promovidas na área de alimentação escolar do município:
Alimentação especial para estudantes com problemas de saúde - Alunos com alergia ou outros problemas de saúde relacionados a determinados tipos de alimentos têm um cardápio especial. Os principais casos atendidos pela Divisão de Alimentação e Nutrição do município são: alergias alimentares a corantes, chocolate e conservantes; hipertensão, diabetes, celíacos (pessoas que têm alergia ao glúten, encontrado em todos os alimentos derivados do trigo), crianças e bebês com refluxo ou intolerância à lactose, ou seja, ao leite comum, desnutrição e obesidade.
Valorização das merendeiras – Em janeiro, as quase 400 merendeiras do município participaram de um concurso que escolheu a receita mais saborosa e saudável. A vencedora foi Geruza Salgado, com a receita de torta de arroz com tilápia. Além do concurso, as profissionais também participaram de um curso de capacitação que abordou temas como higiene e limpeza, conservação dos alimentos, função nutricional e reaproveitamento.
Acompanhamento nutricional a alunos portadores de necessidades especiais - Alunos com necessidades especiais que interfiram no processo digestivo têm tratamento especial na hora da merenda e recebem um cardápio balanceado. Por isso, a Gerência de Alimentação Escolar elabora um cardápio bem rigoroso: sem alimentos ácidos ou açucarados, pois eles comprometem a digestão e o bom funcionamento do intestino. Além disso, na hora da merenda o professor sempre acompanha a alimentação dessas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário