sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Livro Infantil foi comemorado por alunos de Alfredo Chaves



Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e em homenagem a Monteiro Lobato, os alunos da 3ª série da Escola Ana Araújo apresentaram hoje (18) pela manha uma peça teatral sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo. Já os alunos da Creche Pequerruchos participaram de contação de histórias clássicas da literatura infantil.

De acordo com a professora Elizangela Athaydes, que coordenou a apresentação na escola Ana Araújo, a leitura possibilita a criança maior capacidade cognitiva e rapidez na aquisição de novos conhecimentos. “Eles leram, entenderam, ficaram motivados e colocaram a leitura em prática, contanto a parte da história do Sítio do Pica Pau-Amarelo”, explicou.

Na Creche Municipal Pequerruchos, a data também foi lembrada. Os alunos foram caracterizados com os clássicos da literatura infantil e a manhã foi dedicada a contação de histórias com personagens de livros infantis realizada pela pedagoga,  Martha Ferreira da Silva. 

A moradora do bairro Cachoeirinha, Fernanda Costa, 29 (foto), mãe da aluna da 3ª série do ensino fundamental, Gabriela Costa, elogiou a iniciativa. Fiz questão de vir conferir esta comemoração. São iniciativas como essas que aproximam os pais do ambiente escolar", disse 
 
A Secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Bona lembra da importância dos pais no processo de educação infantil. “Por isso todos os familiares foram convidados para prestigiar a peça e comemorar junto com os filhos este dia diferente para os alunos e professores”, concluiu.

18 de abril - Dia Nacional da Literatura Infantil
O dia Nacional da Literatura Infantil foi instituído em homenagem à Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, fez muitas referências à vida em sítio, assim criou um dos seus maiores sucessos o “Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso”.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que também mexeu com a imaginação infantil e conquistou a criançada. Dando sequência, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformada em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Mãe aluna.jpgMãe aluna.jpg
95K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Emílias.jpgEmílias.jpg
106K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário