A Secretaria de Educação já realizou diversas ações beneficiando os mais de 60 mil alunos e quatro mil professores da rede municipal neste início de ano
Priscila Cavalcante
A Secretaria de Educação já realizou diversas ações beneficiando os mais de 60 mil alunos e quatro mil professores da rede municipal neste início de ano. Começando pelo processo de reestruturação administrativa, a Secretaria possui agora em seu organograma várias gerências responsáveis por diversas áreas como a tecnologia educacional, recursos humanos e manutenção e reformas dos prédios escolares. A criação da gerência otimiza o trabalho tornando os resultados mais ágeis e visíveis.
PMS
As ações da Educação contemplam toda a rede de ensino
Foram convocados mais de mil professores e contratados cerca de 800 profissionais para cargos temporários por meio de processo seletivo simplificado. Os contratos de 197 auxiliares de creche foram renovados para atender à demanda dos Centros Municipais de Educação Infantil.
Mais de oito mil estudantes da rede municipal receberam neste ano o cartão Bom na Escola, programa da Prefeitura da Serra que incentiva o desenvolvimento escolar do estudante. A cada ano, a partir do 1º ano, o aluno acumula R$ 100 reais em um cartão, mas o valor só pode ser utilizado ao completar totalmente o 4º ou o 8º ano de maneira ininterrupta na rede municipal de ensino e ter tido frequência de, no mínimo, 90% da carga horária anual. O cartão só pode ser utilizado para compras de material escolar em mais de 200 estabelecimentos comerciais da Serra conveniados ao programa.
Em parceria com os governos federal e estadual, a Secretaria está implantando o Programa Brasil Alfabetizado. A meta do programa é alfabetizar pessoas com idade a partir dos 15 anos e para isso conta com a participação da sociedade civil organizada com a abertura de espaços físicos que possam se tornar salas de aula: igrejas, centros comunitários e até mesmo áreas comerciais. O programa já teve a adesão de 15 lideranças comunitárias. As inscrições para quem deseja participar do programa vão até o dia 10 de abril. Basta procurar a liderança comunitária do bairro para realizar a inscrição e a matrícula.
Manter sempre os professores com conhecimentos atualizados. Com esse objetivo a Secretaria de Educação realiza de forma permanente várias formações durante o ano, que abrange professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos. Uma destas formações que acontece durante o ano é a o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que já teve a participação de 600 professores alfabetizadores e 120 pedagogos. Em maio, professores que lecionam a partir da 5ª série também vão participar da formação.
A Secretaria de Educação realizou o planejamento de 2013 co todos os diretores da 120 unidades de ensino em janeiro. No mês de março, outros setores discutiram sobre o planejamento: Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Fundeb e Sindicato do Professores.
Estabelecer parcerias também é prioridade: a ArcelorMittal Tubarão irá auxiliar na realização da Mostra Científica Cultural deste ano, que terá como temática o programa “Escola Sustentável”.
Além de todas essas ações, a Secretaria de Educação também tem várias metas a serem alcançadas ainda neste ano. Confira algumas delas:
- Informatização: aquisição e manutenção de computadores, ampliação dos laboratórios e informática, implantação de fibra óptica para a integração de todas as escolas e delas com a Secretaria;
- Pedagógico: implementar na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eulália Falquetto Gusmann, de Vila Nova de Colares, o Programa de Educação em Tempo Integral e realizar em novembro a exposição dos melhores trabalhos sobre o projeto “Escola Sustentável”;
- Administrativo: criação de uma equipe de obras para atender as emergências das escolas e licitação para contratação de funcionários de limpeza, transporte, vigilância e merendeiras.
- Obras: concluir a construção de quatro escolas de ensino fundamental e uma unidade de educação infantil; iniciar a construção de 13 Centros Municipais de Educação Infantil, construção de mais escolas e licitar empresa com vista à manutenção e reforma das unidades de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário