Crianças e adolescentes inscritos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Alfredo Chaves contam com uma carga horária diferenciada que contempla várias disciplinas sociais voltadas ao entretenimento, esporte, cultura e música. São momentos recreativos oferecidos em diversos pontos da cidade que visam melhorar a autoestima e o convívio social dos inscritos.
As aulas de educação física, por exemplo, são realizadas todas as segundas e sextas-feiras no ginásio de esportes da cidade, nos horários da manhã e da tarde. As terças-feiras é a vez das aulas de danças oferecidas no próprio espaço, no Núcleo de Assistência Continuada à Criança e ao Adolescente.
Nas quintas-feiras são realizados períodos recreativos em diversos pontos da cidade com alongamentos, ginástica e capoeira, sempre acompanhados por um profissional.
A pedagoga social Aline Cristina Rodrigues, que atua no programa e é responsável pelo planejamento das atividades e das oficinas, acredita no bom resultado das ações interativas. “As crianças e adolescentes quando chegam aqui já estão cansadas por cumprir a carga horária na escola onde estão matriculados. Imagine se colocarmos eles novamente para ficar o restante do dia sentado e olhando para o educador. Temos uma metodologia pedagógica diferente que além do reforço escolar, visa proporcionar ao aluno o gosto pelas atividades desenvolvidas no espaço”, esclareceu.
O Peti conta com 130 alunos inscritos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, conforme informações, faz parte das atividades, as aulas de informática, capoeira, dança, ginástica artística, reforço escolar, palestras, oficinas e gincanas temáticas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário