quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caminhão do Boa Energia nas Escolas chega a Cariacica


Até o dia 30 de abril, os alunos das escolas municipais e estaduais de Cariacica poderão desfrutar dasatividades da carreta itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas, com informações sobre eficiênciaenergética, consumo consciente e inovação de uma maneira divertida e lúdica às crianças e jovens. Ocaminhão itinerante irá percorrer 131 escolas municipais e estaduais do Espírito Santo.

Iniciando o segundo ano de visitas às unidades escolares, o Boa Energia nas Escolas é desenvolvidopela EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, em parceria com a Agência deServiços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe), Secretaria de Educação (Sedu) e municípios daGrande Vitória.

De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade móvel de ensino, o caminhão é equipado com televisão que exibirá vídeos em 3D, além de diversos experimentos sobre energia elétrica, jogos, gibis e uma maquete que simula o consumo de uma residência.

As crianças que visitarão a unidade serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.

Ao final da visita, todas as escolas e alunos receberão um gibi em formato de história em quadrinhos e uma cartilha com atividades e passatempos, e também adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.

Programa
O caminhão faz parte do programa Boa Energia nas Escolas, que capacitou educadores sobre o uso eficiente de energia elétrica para que disseminem em suas instituições de ensino de origem, de forma interdisciplinar, a informação para mais de 50 mil alunos em sala de aula.

Confira o que o caminhão oferece:
Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia.

Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo.
Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.
Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.
Pilha humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através de nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
Condutores de Isolantes - mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica.
Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está.
Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha.

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