As necessidades e questões que envolvem a educação veneciana dominaram os discursos dos vereadores durante a sessão realizada na noite de terça-feira, 28.
A representante da Comissão de Pais de Nova Venécia, Ildinéia Calegari, citou alguns dos problemas existentes na rede municipal de ensino: redução drástica do quadro de funcionários, falta de transporte escolar em algumas localidades, ausência de assistência aos alunos especiais, redução de custos, mais transparência na escolha dos conselheiros e superlotação das salas de aula.
Confira os discursos dos vereadores:
O vereador Zé Luiz do Cricaré (PT do B) parabenizou a fala de Ildinéia Calegari e sugeriu que o diálogo para melhorar a educação no município deve começar pelo chefe do Executivo Municipal. Citou também a situação do horário dos servidores da limpeza pública no município.
Mir de Guararema (PDT) falou sobre a conclusão das obras de manilhamento em um buraco no pátio da escola de Cedrolândia, que estava colocando os estudantes em risco. O vereador também fez três indicações: conserto do calçamento da Rua Itaperuna, em Cedrolândia, calçamento de duas ruas na localidade e construção de duas academias populares, uma em Guararema e outra em Cedrolândia.
Em seu discurso, o vereador Biel da Farmácia (PV) sugeriu mudanças no formato de gestão de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, já que, segundo ele, o atual sistema não está funcionando. O vereador disse ainda que visitou a escola de Boa Vista com o vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV), e constatou diversos problemas, sendo a falta de pessoal um dos mais graves. Biel também pontuou a questão do horário de trabalho dos servidores da limpeza pública da cidade, afirmando que é uma situação fácil de resolver para a Prefeitura de Nova Venécia.
O vereador Dejanir Dias (PSB) falou sobre os problemas atuais da educação e sugeriu a convocação da secretária de Educação para falar sobre as denúncias feitas pelos pais sobre a atual situação da rede municipal de ensino. Dejanir também abordou a situação do horário de trabalho dos servidores da limpeza pública do município.
O vereador Ronaldo Barreira (SD) falou sobre a questão da educação e que essas questões precisam ser resolvidas com urgência.
Zequinha Brasileiro (PV) afirmou que mais de R$ 160 milhões serão investidos para a conclusão da construção de pontes entre Nova Venécia e Cedrolândia. Falou também sobre a satisfação em participar da primeira reunião do projeto “Vereador em Ação”, no bairro Margareth, que aconteceu no dia 23 de março.
O vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV), também citou o projeto “Vereador em Ação” e sobre a repercussão positiva entre os moradores do bairro Margareth. Cabo Tikeira também já confirmou a data e o bairro para a próxima reunião do projeto: será no dia 26 de abril, no bairro Bonfim. O vice-presidente também sugeriu formar uma Comissão para ver a situação da educação no município. Citou também a questão da revisão salarial para os servidores do Poder Executivo.
A vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) parabenizou os representantes dos pais pela participação na sessão da Câmara para falar sobre a situação da educação em Nova Venécia. Afirmou ainda que irá visitar mais duas escolas nesta quarta-feira, 29, com outros vereadores. Também sugeriu uma reunião com a Secretaria Municipal de Administração para falar
sobre a viabilidade do horário atual dos servidores da limpeza pública.
Cimar do Altoé (PHS) falou sobre a questão da educação e sobre o horário de trabalho dos servidores da limpeza pública. Citou também a falta de manutenção nas ruas dos bairros Padre Gianni, Aeroporto II e Alvorada.
Luciano Márcio (PSB) abordou a falta de valorização da educação no país. Citou também a regulamentação do Polo Industrial e sobre o IPTU elevado para os empresários da cidade que foram prejudicados pela enchente em 2013.
O vereador Juarez Oliosi (PSB) criticou a reforma da previdência e a contribuição obrigatória para os trabalhadores rurais. Criticou também a terceirização. O vereador também fez a indicação para pavimentação de ruas em Cedrolândia e São Gonçalo.
Evaristo Miguel (PTB) parabenizou os pais pelas denúncias realizadas em relação à educação. O vereador também sugeriu que a Secretaria Municipal de Educação coloque o profissional para trabalhar de forma mais próxima possível à sua residência. O vereador indicou também a construção da creche de São Cristóvão.
O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Emílio (PPS), falou sobre a situação preocupante da educação no município. O presidente também explicou que as Comissões Temáticas são os primeiros órgãos onde os relatos dos cidadãos podem caminhar de forma mais concreta, sejam petições, reclamações e sugestões às autoridades públicas. Antonio Emílio também pontuou sobre a falta de organização da utilização do espaço para os praticantes de skate, ciclistas e praticantes de atividades esportivas na Praça do Granito (Adélio Lubiana) e que seria interessante que a prefeitura colocasse alguém no local para orientar os cidadãos sobre a uso da praça, e assim, evitar acidentes.
Ordem do Dia:
Requerimento 26/2017:
Relação de todos os Conselhos instituídos no município neste momento. De autoria da vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM): aprovado por unanimidade.
Requerimento 27/2017: moção de pesar pelo falecimento de Maria Aparecida Tagliaferre em 25 de março. De autoria do vereador Luciano Márcio (PSB): aprovado por unanimidade.
Projeto de Decreto Legislativo n° 01/2017: para entrega da Medalha Expedicionária “Bianor Gomes da Silva”, na data de 4 de maio. O projeto foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para a redação final e promulgação do Decreto Legislativo.