sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Revista do Incaper apresenta trajetória da pesquisa agropecuária no Espírito Santo

Incaper


13/02/2015 - 11h30min

Uma história de resultados para a agricultura capixaba. O Incaper em Revista, publicação técnico-científica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresenta nos volumes 4 e 5 a trajetória da pesquisa agropecuária no Espírito Santo. O periódico é uma forma de registro das soluções tecnológicas que transformaram o cenário rural no Espírito Santo, bem como dos desafios do conhecimento científico para o século XXI.

Para o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, a revista é de fundamental importância para o Instituto e para a sociedade capixaba, uma vez que traz de forma resumida as contribuições da instituição para o desenvolvimento da agricultura, destacando as bases tecnológicas da sustentabilidade que contribuíram de forma significativa com resultados de renda e bem estar para os produtores rurais. “A revista divulga a trajetória do conhecimento científico no Estado e destaca as soluções tecnológicas do Incaper na geração das pesquisas, processos e produtos. Também enfatiza a contribuição da articulação pesquisa e Ater na divulgação desses conhecimentos”, afirma José Aires.

O pesquisador ainda destaca a importância dessa publicação para a transferência das tecnologias desenvolvidas pelo Incaper, com uma linguagem acessível aos técnicos e à sociedade. “A revista possui um excelente projeto gráfico, fruto do trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Comunicação e Marketing do Incaper (DCM), que é o responsável pela divulgação e transferência de tecnologias que chegam ao produtor rural e à sociedade”, informa José Aires.

Para o pesquisador e responsável pelas atividades de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins, André Guarçoni, a revista apresenta o legado do conhecimento científico da pesquisa agropecuária do Incaper, que está no dia a dia dos agricultores capixabas. “Não se projeta o futuro sem conhecer o passado, que, no caso do Incaper, é muito rico em termos de conhecimento científico. A revista apresenta um direcionamento para os jovens pesquisadores da área agropecuária e valoriza os profissionais que trabalharam para que os resultados fossem alcançados”, disse.

O extensionista do Incaper e integrante do Comitê Editorial da revista, Lucio De Muner, afirma que, a publicação tem um valor memorável em recuperar a história da geração do conhecimento impulsionado pela pesquisa agropecuária capixaba e das principais tecnologias desenvolvidas pelo Incaper. “Com o Planejamento Estratégico do Instituto em curso e com políticas públicas consistentes, a pesquisa, de forma integrada com a extensão rural serão fortalecidas. Assim, estaremos contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento rural sustentável, naturalmente para um mundo melhor, não somente para o meio rural, mas para toda sociedade", falou Lucio.

Conforme a chefe do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper e coordenadora da publicação, Liliâm Maria Ventorim Ferrão, a publicação é uma forma de resgate da memória institucional da pesquisa agropecuária. “Ao longo de 58 anos, a história da pesquisa agropecuária foi escrita por atores de diversas instituições. Este trabalho buscou reunir a memória que estava dispersa, por meio da análise de documentos e entrevistas com profissionais que atuaram ao longo do tempo. Foi o resultado de um trabalho em equipe, feito com bastante dedicação”, disse Liliâm.

Para conhecer a revista, acesse: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/606/1/revistareduzida.pdf


Conteúdo da publicação

A revista do Incaper é composta por 10 capítulos. O primeiro trata do histórico da pesquisa e é denominado “Pesquisa Agropecuária: A trajetória do conhecimento científico no Espírito Santo”. Além de imagens históricas, o capítulo apresenta entrevistas com profissionais que trabalharam em instituições públicas do sistema agrícola capixaba e os principais fatos que proporcionaram a criação de empresas de pesquisa no Estado.

No capítulo 2, são apresentadas as diversas tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper nas áreas de fruticultura, olericultura e culturas alimentares, cafeicultura, agricultura orgânica, aquicultura e pesca, bovinocultura, silvicultura, meteorologia, recursos naturais, entre outros. 

No terceiro capítulo, são destacados casos de sucesso da pesquisa do Incaper, como cultivares melhoradas sustentáveis de café conilon; system approach: tecnologia que viabilizou a exportação do mamão brasileiro para os Estados Unidos; aviários ecológicos: opção sustentável para a integração da avicultura às lavouras; sistema informatizado de recomendação adubação e calagem.

A gestão estratégica da pesquisa no Incaper ganha destaque no capítulo 4. É apresentada a plataforma de pesquisa do Instituto a partir do processo de geração do conhecimento desenhado a partir das demandas do Planejamento Estratégico do Incaper.

No capítulo 5, o caso de chuva extrema que ocorreu no Espírito Santo em dezembro de 2013 é abordado por profissionais da área de meteorologia e engenharia agrícola. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foi o principal responsável por esse fenômeno.

As tendências e desafios para a pesquisa agropecuária do Incaper são abordados no capítulo 6, cujo título é “De olho no futuro: as tendências da pesquisa agropecuária do Incaper”. O uso e conservação dos recursos naturais, a produção orgânica e agroecológica, as mudanças climáticas, regionalização e inovação tecnológica estão entre os principais desafios mencionados no capítulo.

As parcerias institucionais, grandes responsáveis pelos resultados da pesquisa agropecuária do Instituto, estão no capítulo 7. Além das principais instituições parceiras, destacam-se os ganhos obtidos pelo Incaper por meio do estreitamento de laços para a construção do conhecimento.

No capítulo 8, há uma entrevista com a diretora-executiva de administração e finanças da Embrapa, Vânia Beatriz Rodrigues Castiglione. Ela atuou no início da carreira no Espírito Santo e apresenta uma análise das mudanças no panorama da pesquisa agropecuária capixaba.

As inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Incaper que foram apresentadas na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo constam no capítulo 9. No 10, destaca-se a premiação do projeto “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon” na 10ª edição do Prêmio Inoves, na categoria Resultados pra a Sociedade, no ano de 2014.
A revista ainda traz as principais premiações recebidas pelo Instituto; publicações e eventos organizados pelo Incaper.


Incaper em Revista

O Incaper em Revista é uma publicação técnico-científica lançada em 2010. No primeiro volume, foram abordados os 10 anos de integração da pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Nos volumes 2 e 3, o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). Já os volumes 4 e 5, voltou o foco para a pesquisa agropecuária. “Nossa perspectiva é que essa publicação avance para o campo científico e apresente os resultados da produção intelectual dos profissionais do Incaper, afirmou Liliâm.

Para acessar o volume 1, acesse: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/678/1/Revista-Incaper-2010biblio.pdf

Para acessar o volume 2 e 3, clique em: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/677/1/IDM-RevistaIncaper2012biblio.pdf

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre 
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário