quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

6 MIL ALUNOS ESTÃO DE VOLTA ÀS SALAS DE AULA EM CASTELO



Na manhã desta quinta-feira, cinco de fevereiro, cerca de seis mil estudantes das 19 escolas municipais, quatro Centros de Educação Infantil Municipais e um Centro de Educação Infantil Filantrópico, de Castelo voltaram às salas de aula. É o início do ano letivo de 2015, que, de acordo com o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação, terá 200 dias de aulas, e que começa com um tema importante a ser abordado nas instituições de ensino: a estiagem e a grave consequência dela, a falta d'água.


"Encaminhamos e-mail para todos os diretores das escolas, para que orientem os alunos e professores sobre o uso racional da água. É necessidade em nosso município que já decretou até Situação de Emergência no interior. Vamos fazer nos próximos dias, uma reunião com os diretores das escolas, para acabar de repassar as informações sobre o ano de 2015. Nosso calendário é diferente do calendário estadual, já que precisa ser adaptado ao município, com nossos feriados e pontos facultativos", informou Devani Sossai Nicoli, Secretária Municipal de Educação.

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Madalena Pisa”, a diretora aproveitou a presença dos pais para orientar as crianças sobre o uso racional da água, que tem sido muito discutido nos últimos dias em todo país. Ana Cláudia Colodete Carari, explicou as medidas que devem ser tomadas. “São atitudes simples, mas que pode colaborar, como o tempo de tomar água, para que não deixem os bebedouros abertos por muito tempo, fechar totalmente as torneiras das pias dos banheiros, evitar dar descarga o tempo todo, tanto na escola como em casa também. Vamos trabalhar esta questão da água ao longo do ano”, orientou a diretora.

Em outra escola, a "Frei José Osés", o clima era de expectativa e euforia entre os pequenos estudantes, que exibiam orgulhosos novas mochilas e materiais. Maísa, de cinco anos e aluna do 3º período da educação infantil, ficou feliz com a notícia que recebeu no primeiro dia de aula. "Adorei saber que vou estudar junto com as minhas amigas Laura e Luana. Achei que iam separar a gente esse ano e agora chamaram a gente na mesma turma", contou sorridente Maísa Casagrande, depois de abraçar as duas colegas de sala.

No Centro de Educação Infantil Municipal “Abigail Silva de Andrade”, o primeiro dia de aula de muitas crianças em fase de adaptação foi na companhia dos pais. “Espero que ela fique, para se socializar com as crianças. No ano passado eu trouxe ela para a escola, mas começou a chorar e não quis ficar”, disse Khetily Cota Aires, mãe de Jhúlia, de três anos.

Os pais que perderam o período de inscrições, ainda podem procurar a escola para realizar a matrícula, que será oferecida conforme o número de vagas disponíveis, portando comprovante de residência, certidão de nascimento e cartão de vacinação. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone: 3542-8534.

Nenhum comentário:

Postar um comentário