Diego Alves
O grupo de seis fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) que está participando do curso preparatório para reforçar a Ação Cidade Limpa vai realizar uma aula prática nesta sexta-feira (30), a partir das 8 horas, na avenida Reta da Penha.
Eles vão se juntar às equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) e aos agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal para ajudar na fiscalização contra o descarte irregular de lixo nas ruas da capital.
Esta quinta (29) foi o último dia de aula teórica do curso, que aconteceu na Escola de Governo de Vitória (EGV). O objetivo foi preparar os fiscais para agir de acordo com a lei municipal 5.086/2000, que rege o Código de Limpeza do Município de Vitória. Os facilitadores foram da Gerência de Fiscalização da Semse.
"O curso terá, ao todo, 20 horas. Foram 16 horas em sala de aula e as quatro horas de prática serão na rua, que é uma vivência muito importante. Eles estão empolgados e superaram nossa expectativa", explicou o gerente de Fiscalização da Semse, Alex Pereira.
"A parte teórica foi muito produtiva e os fiscais colocarão em prática o que foi aprendido em sala de aula. Eles vão somar a vivência que já tinham às novas informações e poderão agregar mais força e rigor para deixar a cidade mais limpa e organizada", comentou o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.
Expectativa
O fiscal da Sedec Fabio Freire aprovou a iniciativa. "O curso ficou bacana. Abre os horizontes dos fiscais. Estávamos focados em outro setor, então esse aprendizado ajuda e nos dá argumentos. Abriu mais uma porta, pois conhecemos outra vertente da legislação. Veremos de perto na aula prática o que ouvimos. Mas vamos começaremos com um trabalho de orientação", comentou.
"O curso foi ótimo. O grupo ficou empolgado. Eles nunca pensaram no lixo a partir desse foco. E foi proveitoso ampliar a visão de cada um deles. O que muitos acham que é só um 'lixinho' é algo bem maior. E agora eles estão preparados para aplicar a lei", contou o fiscal Gercio Bittencourt Soares Junior, que é um dos facilitadores do curso.
De acordo com o secretário municical de Serviços, Alex Mariano, os seis fiscais atuarão junto à Semse na Ação Cidade Limpa a partir da próxima semana.
Ação
A ação prevê rondas com a viatura da Guarda Municipal e a pé em vários locais designados pelo cronograma elaborado pela Semse para fiscalizar o descarte irregular de lixo nas ruas. Em caso de flagrante delito e recusa em reparar o dano, o infrator tem que assinar o auto de infração e pagar multa de R$ 254,00.
Balanço
O projeto já fez 328 abordagens educativas e flagrou 31 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, apenas três casos foram de multa, nos bairros Praia do Canto e Goiabeiras.
Os bairros que já receberam a ação foram: Centro, Praia do Canto, Enseada do Suá, Praia do Canto, Mata da Praia, Barro Vermelho, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha e Goiabeiras.
André Sobral
Equipes abordam moradores e explicam como funciona a Ação Cidade Limpa
Elizabeth Nader
Ação visa coibir o descarte irregular de lixo e entulhos nas vias públicas
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário