quinta-feira, 22 de maio de 2014

Apicultores de Viana comemoram seu dia com várias conquistas

Texto: Júlio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves22/05/2014 - 08:00 h

Nesta quinta-feira, 22 de maio, os apicultores comemoram seu dia e, este ano, os representantes de Viana terão bons motivos para festejar a data. O principal deles, segundo o presidente da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), João Policarpo de Souza, é a construção da Casa do Mel, obra que a Prefeitura de Viana fará e passará ao comando da Aviapis para o beneficiamento da produção apícola da região.
Outra conquista dos apicultores de Viana, de acordo com João Policarpo, é a inclusão do mel na merenda escolar do município e os testes para aprovação do produto pelos estudantes já começaram. “Esta é uma reivindicação antiga e que, a partir deste ano, estamos conseguindo avançar. O prefeito Gilson Daniel tem nos apoiado e tudo o que precisamos temos conseguido nesta administração”, ressaltou o presidente.
Na última segunda-feira (19), técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) estiveram em Jucuruaba para medir a área onde será construída a Casa do Mel. O terreno fica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba e foi cedido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “A previsão é que a casa seja inaugurada até o fim deste ano e já tenha início o beneficiamento do mel”, disse o apicultor Maurílio Brandão, diretor técnico da Aviapis.
Aviapis
Com 16 associados e criada em 2006, somente agora a Associação Vianense de Apicultores (Aviapis) está efetivamente legalizada, com toda a documentação em dia e pronta para abrir novas portas para os apicultores locais. “Este foi mais um avanço que tivemos e que vamos comemorar”, comentou Maurílio, apicultor que está no ramo há 15 anos e é dono de 50 colmeias.
E os primeiros benefícios dessa conquista já começaram. Uma parceria da Aviapis com a Fibria possibilitou que cerca de mil colmeias de vários associados fossem colocadas na área da empresa, em Aracruz, o que garante a expansão da produção. “O valor que seria pago à empresa pelo uso da área é revertido para a associação. Por cada colmeia, é pago o valor equivalente a dois quilos de mel”, explicou Maurilio.
Segundo os apicultores João Policarpo de Souza, Maurílio Brandão e Josué Spinola Conti, Viana produziu 19 toneladas de mel em 2013 e a perspectiva é de chegar aos 25 mil quilos este ano. De acordo com os produtores, cerca de 70% do mel de Viana é silvestre, produzido de espécies nativas, e por isso é livre de contaminação por agrotóxico, por exemplo, e mais saboroso.  
Origem do Dia do Apicultor
O Dia do Apicultor é comemorado no dia 22 de maio porque neste dia também se celebra Santa Rita de Cássia, conhecida por ser a padroeira dos apicultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário