terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dois alunos de Emef de São Pedro são premiados em concurso nacional de cartazes - VITÓRIA


André Luiz Silva Sobral
Alunos Vencedores do Concurso de Cartazes
Professora Marjorie Vagner Santos orienta os alunos Natália e João Vitor durante aula de Artes
André Luiz Silva Sobral
Alunos Vencedores do Concurso de Cartazes
Dupla de estudantes foi premiada no Concurso Nacional de Cartazes: Natália ficou com a segunda colocação e João Vitor foi o campeão
Um desenho retrata crianças brincando num ambiente escolar e o outro, alunos concentrados e prestando bastante atenção no que diz a professora. Perfeitamente normal para duas crianças de oito e nove anos, não fosse o fato de elas terem desbancado cerca de 2 mil inscritos em todo o Brasil e conquistado a mais alta colocação no XIV Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).
João Vitor Batista Souza tem oito anos, é aluno do 3º ano e conquistou o primeiro lugar. A colega Natália Lima Souza, de nove anos, estudante do 4º ano, foi a segunda colocada. Eles são alunos da professora de Artes Marjorie Vagner Santos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, que fica em São Pedro. Como premiação, João Vitor e Natália vão levar para casa R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00, respectivamente.
"A professora passou filmes na sala, sentou com a gente e explicou como a droga faz mal. Eu, pelo menos, aprendi que droga prejudica a saúde e destrói a família. Esse dinheiro vai ficar guardado para pagar a minha faculdade para, mais tarde, eu me tornar empresário", revelou o campeão e futuro empreendedor, João Vitor.
"Na aula de Artes, a gente aprendeu que beber e fumar não fazem bem para ninguém. Droga mata. E foi pensando assim que fiz o meu desenho da sala de aula. Lá em casa, nem meu pai acreditou quando eu disse que fiquei em segundo lugar. Minha família toda ficou feliz. Esse dinheiro eu vou usar para pagar a faculdade de veterinária. Eu gosto muito de bichos", disse Natália.

Tricampeã

No começo do ano, Marjorie propôs aos alunos da unidade de ensino que fizessem um cartaz sobre o tema do concurso da Senad: "A Educação na Prevenção do Uso de Drogas". Ela revelou que a proposta foi amplamente aceita e que teve de escolher quatro cartazes entre os produzidos em toda escola para enviá-los à capital federal.
E por lá já é bem conhecida, afinal, seus talentosos alunos já venceram outras duas edições do concurso (o primeiro em 2007, por meio da Emef Ronaldo Soares, e o outro em 2010, por meio também da Emef Lenir Borlot).
Mas, desta vez, a surpresa veio em dobro. "Foram mais de 2 mil cartazes inscritos. E a comissão não costuma selecionar dois cartazes de uma mesma escola. Foi uma grande e grata surpresa, porque é um trabalho que faço com amor. E melhor do que a premiação, é ouvir relatos de pais, parentes e vizinhos sobre a repercussão das conversas sobre o tema em família", disse.
Entre os dias 19 e 26 deste mês, acompanhado pelos pais e pela professora Marjorie, João Vitor irá a Brasília receber das mãos da presidente Dilma Rousseff o prêmio em dinheiro. Mesmo com a premiação, ela destaca que as atividades não param por aí. "Vamos continuar desenvolvendo trabalhos de conscientização junto aos alunos e fortalecendo a prevenção às drogas", conclui.
Divulgação Seme
Concurso cartazes
Desenho feito por João Vitor reproduz crianças brincando no ambiente escolar
Divulgação Seme
Concurso cartazes
Natália produziu um desenho que ilustra alunos concentrados durante uma aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário